quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Barra do Garças, aqui vou eu!

"Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos."

A frase é atribuída a Einstein. Não sei se ele falou, mas se não falou deveria ter falado. Acho que vem a calhar.

Quando me inscrevi, na semana passada, no processo seletivo do curso de Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat, estava decidido a voltar para a cidade, onde atuei como professor "passageiro" no ano passado, porque, embora estivesse também inscrito para uma vaga de professor de jornalismo no campus Barra do Garças da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, havia desistido quando soube que as provas seriam em Cuiabá.

Por isso, meu plano A era a Unemat. Mas quis o destino e um candidato atento ao Edital, que minha inscrição para a cadeira de Jornalismo Digital fosse indeferida porque o tal edital não previa inscrição via email, essa ferramenta "ultrapassada" em tempos de twitter e o escambau. Quando soube do indeferimento, mudei meus planos e corri para a Internet. Consegui comprar passagem para Cuiabá ainda naquela noite, de modo a fazer a prova escrita na manhã seguinte.

Encurtando a história, fui aprovado em primeiro lugar no concurso para professor assistente efetivo. Agradeço ao candidato que protestou contra minha inscrição, porque, se não fosse ele, não teria ido à luta e conseguido esse feito.

Agora o desafio é maior ainda. Lá em Barra, o curso está começando. Em março inicia a primeira turma de alunos calouros. E serei o primeiro professor efetivo de Jornalismo do campus.

Foi imenso op prazer de trabalhar na Unemat. Lamento não poder continuar contribuindo, como professor, com o curso, no qual acredito muito, em função da dedicação dos colegas professores – mesmo "passageiros" (já dizia minha avó lusitana que "tudo na vida é passageiro, exceto o trocador e o motorneiro"), do interesse dos alunos e, principalmente, da competência e entusiasmo do Chefe do Departamento, o professor Dr. Aroldo Pinto.

A Unemat pode continuar contando comigo como colaborador do curso. Tomara que não esqueçam de me chamar para os simpósios, encontros e projetos que certamente vão acontecer.

Au revoir, Unemat!

Obs: não vou precisar mudar o título do blog, porque continuo no Vale do Arguaia!

Nenhum comentário: