sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Participe da pesquisa Tendências profissionais da Comunicação no Brasil


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realiza atualmente, em parceria com o grupo de pesquisa em Mídias Interativas Digitais (MID), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a atualização e ampliação da pesquisa “Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil”, iniciada em 2010.

Responsável por pesquisar o “Perfil Profissional e o Mercado de Trabalho” o MID utiliza, para coletar os dados necessários à pesquisa, a aplicação de questionário online destinado aos profissionais que atuam nas diversas atividades da Comunicação, mesmo que não possuam formação específica na área.

Faz-se necessária a participação destes, respondendo, compartilhando e divulgando a outros profissionais o questionário – que tem como objetivo atualizar o perfil dos profissionais brasileiros – pode ser acessado pelo blog da pesquisa.

Os resultados da pesquisa de 2010, publicada em um livro de três volumes, estão disponíveis nos links: Volume 1, Volume 2 e Volume 3.

E também no site de compartilhamento de vídeos YouTube.

As pesquisas e publicações em andamento do Grupo MID investigam temas como cibercultura, interatividade, hipermediação, convergência midiática e roteirização de novas mídias além de suas aplicações nas áreas educacional, incluindo a modalidade a distância, entretenimento e informacional. Apoiadas por um perfil interdisciplinar, trabalham em conexão com atividades de cunho pragmático a partir de propostas e projetos aplicados.

O grupo de pesquisa atua junto com acadêmicos do curso de graduação em Comunicação Social da UFMT e do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Mestrado – ECCO), em projetos na modalidade extensão. No ano passado, foram executados os projetos “Novas mídias e nutrição: uma proposta de intervenção na comunidade” e o projeto “Conhecimento além da escola e dos muros da UFMT”, – que formou e capacitou alunos de escolas públicas de Cuiabá nas ferramentas de mídias digitais.

Em 2011 a equipe continua suas investigações, que já foram publicadas em artigos no Intercom Recife 2011. Além disso, existe o Gemid, grupo de estudos do MID, em que são debatidos semanalmente os textos base para o conhecimento de cibercultura.

Para participar da pesquisa Tendências Profissionais, clique no ícone da coluna da direita ou acesse os endereços abaixo:

Questionário on-line: http://tendenciasprofissionais.wordpress.com/

Site MID: www.ufmt.br/mid

Canal You Tube: http://www.youtube.com/user/MIDufmt

Facebook: http://www.facebook.com/MidUFMT

Nenhum comentário: