quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Jornalistas usam mais a web para se informar

Jornalistas brasileiros passaram a usar mais a internet do que os jornais como fonte de informação. Pesquisa bimestral realizada pela FSB Comunicações, conhecida como Barômetro da Imprensa, prova que sites e blogs vêm conquistando cada vez mais espaço, principalmente entre os profissionais com até dez anos de experiência.

Dos 563 entrevistados, 56,7% usam sites e blogs para se informar diariamente. Os jornais aparecem em segundo lugar, com 27,5%. Rádios, telejornais e revistas foram menos mencionados.

Segunda fonte de informação
Os jornais são a segunda principal fonte de informação (38%), seguidos da internet (30%), dos telejornais (16%), do rádio (8%) e das revistas (5%).

Experiência
Entre os que apontaram a internet como principal fonte de informação, os menos experimentes e atuantes e veículos online (73%) são os que mais procuram notícias e informações na web.

Por veículo
Cinqüenta e quatro por cento daqueles que trabalham em veículos online lêem mídia impressa, enquanto 32,5% daqueles que atuam em jornais e revistas se utilizam dos impressos para se informar.

Quem mais procura informações veiculadas em rádios são os profissionais que atuam nos próprios veículos (49,1%). O índice de leitura de jornais de quem atua em rádio é baixo, de 12,7%, enquanto 33,8% aqueles que trabalham em TV usam o veículo impresso para se informar.

Freqüência
No quesito freqüência de leitura, sites e blogs também saem na frente – 85,4% dos entrevistados disseram que lêem diariamente páginas na internet. Os jornais estão em segundo lugar, com 82,2% de leitura diária.

Quanto mais experiência no jornalismo, maior o índice de leitura. Quem menos lê jornais, por exemplo, são os menos experientes – 71% daqueles com menos de cinco anos de atuação na área têm o hábito de ler jornais.

Jornais preferidos
Em São Paulo, a Folha de S. Paulo é o jornais mais lido entre 73,1% dos entrevistados, seguida do Estadão (62,7%) e do Valor Econômico (14,9%). A Gazeta Mercantil está em último lugar, com 3,4% da preferência.

Já no Rio, O Globo sai na frente, com 69%, seguido da Folha (32,2%) e do Estadão (29,9%). O Jornal do Brasil teve 5,7% da preferência.

Jornalista/colunista mais lido/ouvido
As colunas de Arnaldo Jabor publicadas em diversos jornais e os comentários que o cineasta e jornalista faz na CBN e no Jornal Nacional (TV Globo) estão na preferência dos entrevistados, com 26,8%. Nesta questão, cada jornalista pôde indicar três nomes. Em segundo aparece Élio Gaspari (20,1%), seguido de Clóvis Rossi (19,7%).

Jabor também é o mais admirado, com15,1% - cada jornalista indicou apenas um nome nesta questão. Gaspari teve 13,3%, em segundo lugar, e Heródoto Barbeiro ficou em terceiro, com 10,7%.

A pesquisa foi realizada em todo o País via e-mail.

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/

Nenhum comentário: