Vejam que interessante o caso de "marketing viral" contado pela equipe do Blog FUTEPOCA.
Sexta-feira, Fevereiro 29, 2008
Na terça-feira, dia 26 de fevereiro, a equipe do Futepoca recebeu um e-mail, no mínimo, curioso. Vinha com o título "Texto sobre Ronaldo" e o remetente era alguém de uma empresa de "marketing viral". Dizia o e-mail:
'Olá Equipe do Blog FUTEPOCA!
Trabalho na Agência RIOT, especializada em Estratégias para Mídias Sociais.
Visitei o seu blog e gostei bastante do conteúdo.
Dessa forma, achei bastante relevante sugerir à vocês a divulgação do site da Nike especializado na “recuperação” do jogador Ronaldo, que realizou, no último dia 14, uma cirurgia no tendão do joelho esquerdo. Este site foi criado pela Nike para que os fãs de Ronaldo transmitam força e motivação ao jogador, para que ele retorne aos campos o mais breve possível e volte a encantar os amantes de futebol.
O site dedicado ao Ronaldo é o http://nikefutebol.com/ronaldo
Estou enviando um pequeno texto explicativo, dando algumas instruções sobre como poderia ser escrito este texto, ok?
Caso vocês aceitem escrever sobre o Ronaldo e o resultado no blog, comentários e etc, for positivo, em uma outra oportunidade podemos, quem sabe, firmar alguma espécie de parceria, ok? Este post que estamos sugerindo, seria uma espécie de Post Piloto. Dando resultados dessa vez, surgindo novas campanhas pertinentes ao seu blog, poderemos conversar novamente, ok?
Se tiverem alguma dúvida, entrem em contato o mais breve possível, ok?
Ps.: Caso aceitem, precisamos que o texto seja escrito e postado até amanhã (dia 27) pela noite, ok? Qualquer dúvida, entrem em contato comigo.'
"Marketing viral" é uma forma utilizada por diversas empresas para tornar mais conhecida uma marca, tendo como nicho inicial as redes sociais. A idéia é fazer com que peças sejam reproduzidas como uma "epidemia". Agora, os promotores de tais campanhas começam a usar os blogues, pelo seu caráter supostamente "amador" como forma de divulgar seus produtos.
No entanto, ao contrário de outras campanhas, a "proposta" dirigida em nome da Nike tem uma clara promessa de "futuros negócios", como evidencia a parte em negrito. Eles não estão tentando comprar um espaço publicitário, algo totalmente comum e normal em qualquer site ou veículo de mídia. Tentam comprar conteúdo.
Para ler na integra: http://www.futepoca.com.br/2008/02/o-marketing-viral-e-nike.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário