segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Texas é maior do que Bush (ou Not Ready To Make Nice)

por Alfredo Costa

Verão de 1997, em Austin,Texas. Tomando picolé com pimenta, num calor pra cuiabano nenhum botar defeito, peguei um taxi e, quando o motorista soube que eu era brasileiro, falou: "Big country, Oh My!".

Ele continua e eu aperto a tecla SAP:"o Texas também é grande. Se você recortar o mapa do Estado e dobrar para cima, vai até o Pólo Norte. Se virar para a direita, chega até o meio do Oceano Atlântico. Se virar para a esquerda, atinge o Pacífico. E, se virar para baixo, vai quase até o Brasil."


Me lembrei dessa história ouvindo o CD chamado
Taking the Long Way
(capa ao lado), das Dixie Chicks, trio norte-americano composto por mulheres. Indico o grupo principalmente pra quem curte música Country e não morre de amores por George Bush.O destaque é uma música intitulada Not Ready To Make Nice.

Com o início da guerra do Iraque, mesmo sendo conterrâneas de Bush - isso mesmo, texanas -, elas passaram a criticar sua política e fazer campanha contra a guerra. Foi a deixa para o início de boicote ao grupo: rádios se recusavam a tocar suas músicas e colocavam latas de lixos nas praças para as pessoas jogar fora seus CDs das "Chicks". Até mesmo ameaças de morte foram feitas, mas elas seguiram criticando Bush e a guerra.

O taxista tinha razão: o Texas é grande, bem maior do que Bush.

Clique no título para ver e ouvir Taking the Long Way - Dixie Chicks no Youtube.

Nenhum comentário: