Verão de 1997, em Austin,Texas. Tomando picolé com pimenta, num calor pra cuiabano nenhum botar defeito, peguei um taxi e, quando o motorista soube que eu era brasileiro, falou: "Big country, Oh My!".
Ele continua e eu aperto a tecla SAP:"o Texas também é grande. Se você recortar o mapa do Estado e dobrar para cima, vai até o Pólo Norte. Se virar para a direita, chega até o meio do Oceano Atlântico. Se virar para a esquerda, atinge o Pacífico. E, se virar para baixo, vai quase até o Brasil."
Me lembrei dessa história ouvindo o CD chamado
(capa ao lado), das Dixie Chicks, trio norte-americano composto por mulheres. Indico o grupo principalmente pra quem curte música Country e não morre de amores por George Bush.O destaque é uma música intitulada Not Ready To Make Nice.Taking the Long Way
Com o início da guerra do Iraque, mesmo sendo conterrâneas de Bush - isso mesmo, texanas -, elas passaram a criticar sua política e fazer campanha contra a guerra. Foi a deixa para o início de boicote ao grupo: rádios se recusavam a tocar suas músicas e colocavam latas de lixos nas praças para as pessoas jogar fora seus CDs das "Chicks". Até mesmo ameaças de morte foram feitas, mas elas seguiram criticando Bush e a guerra.
O taxista tinha razão: o Texas é grande, bem maior do que Bush.
Clique no título para ver e ouvir Taking the Long Way - Dixie Chicks no Youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário