quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Marley e eu: vida de cão, quer dizer, de jornalista


por Alfredo Costa

Outro dia falei aqui de alguns filmes que têm como protagonista um jornalista. Agora acabei de ver Marley e eu, cujo ator principal não tem diploma de jornalista, nem sequer é humano.

Mas recomendo o filme para aqueles que gostam de cinofilia ou de jornalismo - ou acumulam as duas virtudes (ou seriam defeitos?).

Alguns críticos elogiaram Marley e eu por ser filme que mostra um cão diferente daqueles mostrados nos filmes de Walt Disney que só faltam falar. Marley, na verdade, é muito parecido com os cachorros que azucrinam nos quintais e apartamentos dos leitores deste blog.

Outros críticos reclamam que os conflitos domésticos mostrados não são nada grandiosos, mas sim história óbvia de uma família classe média norte-americana.

Entretanto, o filme que eu vi é interessante, sobretudo, porque mostra uma outra obviedade que muitos estudantes e profissionais da área demoram a entender (ou não entendem nunca). Estou falando da trajetória profissional do dono do cão, John Gorgan, que, com o autobiográfico Marley e eu, ficou conhecido em todo o mundo como o dono de um fenômeno literário.

Marley e eu é baseado na história real de jornalista que inicia sua carreira como repórter de lombadas de rua, efémerides e necrológios e acaba se tornando bem-sucedido colunista (e mais tarde escritor de best-seller) cuja temática não são os fatos jornalísticos pautados pela mídia, mas sim seu interessantíssimo day-by-day, que inclui atividades do membro canino da família (ou seria matilha?).

Vivo dizendo aos alunos para perceberem o que ocorre ao seu redor (seria essa a principal habilidade do repórter?). Um bom exercício é prestar mais atenção em seu cotidiano, seus hobbies e seus interesses. Mais interessante do que aprender os termos do jornalismo econômico (não aguento mais ler matérias sobre a crise financeira: danem-se as bolsas!), uma trajetória profissional prazerosa e viável pode ser aquela baseada naquilo que o indivíduo sabe fazer bem. Mesmo que seja criar cães ou filhos. Ou ambos...

Nenhum comentário: