“MAIOR CONQUISTA É FORMAR NOSSOS PESQUISADORES”
Entrevista com o Prof. Dr. Goiamérico Felício Carneiro dos Santos, Coordenador do Mestrado em Comunicação
Por Mirelle Irene
“MAIOR CONQUISTA É FORMAR NOSSOS PESQUISADORES”
O Mestrado em Comunicação da Facomb/UFG entra em seu terceiro ano comemorando a formação de dez novos mestres, que já estão produzindo conhecimento sobre cidadania e cultura, dentro da esfera da comunicação. O coordenador do programa, professor Goiamérico Felício Carneiro dos Santos , diz que o programa da Facomb representa um divisor de águas na pesquisa em comunicação do Centro-oeste e projeta que uma renovada leva de professores universitários está se formando, a partir do trabalho feito aqui em Goiás
Qual o balanço que o Sr. faz destes primeiros dois anos de trabalho?
GOIAMÉRICO – Altamente positivo. Na medida em que o programa, em uma seleção muito criteriosa – em torno de 60 a 70 candidatos para 10 vagas – conta com excelentes alunos, não só saídos dos quadros da Facomb. Temos alunos, por exemplo, do Maranhão, de Brasília, de muitos outros lugares. Da primeira turma, dos 10 que entraram, faltam apenas 3 para fazerem suas defesas de tese, até o final deste mês.
Qual a característica principal dos mestres que se formam na Facomb?
GOIAMÉRICO – O Mestrado tem como área de concentração “Comunicação: Cultura e Cidadania”, assim o aluno sai do curso com uma formação bastante sólida em termos de Teoria da Comunicação, para pensar a questão da cidadania e da cultura, dentro da esfera da comunicação, com espírito crítico. Isso enseja novas oportunidades de inserção social e do entendimento desta cultura midiática que nós vivemos, principalmente a cybercultura.
Esses mestrandos serão aproveitados no corpo de professores da Facomb? Isso seria um ganho para o curso de graduação, por exemplo?
GOIAMÉRICO – Podemos dividir a história da Facomb, e também da Comunicação do Centro-oeste, em antes e depois deste Mestrado. Antes, só havia o Mestrado da UNB. Agora, nosso programa ajuda a formar professores e pesquisadores que poderão voltar para as salas de aula com uma formação muito mais sólida, mais adensados, teoricamente, com uma metodologia de pesquisa e de ensino bastante atualizada. Nosso corpo docente é muito qualificado, e todos trabalham com afinco para atender as exigências da Capes, o organismo federal que nos controla.
Há avanços também na produção científica?
GOIAMÉRICO – Estamos com uma boa produção. Temos uma revista que já completou 10 anos, que está dentre as principais publicações de comunicação do Brasil, com conceito A no Qualix.
Como é possível o estudante em interessado entrar em contato com o Mestrado?
GOIAMÉRICO – As inscrições são no final do ano, em dezembro, e nossa seleção acontece em janeiro e fevereiro. No site da Facomb tem todo o regulamento do curso. Pelo edital do concurso do ano dá para ter a indicação bibliográfica de nossas linhas de pesquisa, que não mudam substancialmente em relação ao outro ano.
Quais as novidades para este início terceiro ano de Mestrado?
GOIAMÉRICO – Estamos apostando em uma programação intensa de palestras. Fizemos um convênio de apoio interinstitucional com a Unisinos e a Capes, e de 11 a 15 de maio vamos apresentar nossos projetos de epistemologia da comunicação. E no dia 27 de maio o professor João Carrascoza, da ESPM e da ECA, em São Paulo, vai palestrar aqui no nosso Curso de Mestrado.
Fonte: Facomb
http://www.facomb.ufg.br/mestrado/?noticia=1241016320&site_id=75
Nenhum comentário:
Postar um comentário