sábado, 28 de fevereiro de 2009

Vem aí o MBA em Mídias Digitais


Universidade do Vale do Itajaí - Univale abriu inscrições, até 31 de março, para o MBA em Mídias Digitais, destinado a oferecer formação especializada nas áreas das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Capacitar grupos e profissionais para conceber, executar, implementar e avaliar projetos de comunicação hipermidiática. Capacitar grupos e profissionais para reconfigurar ou reavaliar a prática profissional.

Público-alvo: Graduados em Comunicação Social, Ciências da Informação, Design Gráfico, Licenciaturas, Bacharelados em Humanas, Ciências Sociais e Artes, além de áreas afins. Profissionais de instituições públicas ou privadas que tenham relação com produção de conteúdo e processos editoriais para mídias digitais. Aulas preferencialmente a cada quinze dias, nos seguintes horários: Sextas-feiras (Noturno: 19h às 22h30); Sábados (Matutino: 08h às 12h, Vespertino: 13h30min às 18h).

Custo: 384,00 (inscrição) + 17 parcelas de R$ 384,00(Ex-alunos da Univali têm 15% desconto nas mensalidades).

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Concurso para professor temporário de Comunicação em MT



Abertas, de 2 a 6 de março, inscrições para quatro vagas de professor temporário na área de Comunicação Social/Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus de Alto Araguaia, que fica na divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás:

Comunicação Social I: Produção Editorial; Jornalismo Digital II; Introdução ao Marketing.
Requisitos: Ser Graduado ou Pós-Graduado em Comunicação Social
Jornada de trabalho: 20h

Comunicação Social II: Introdução à Televisão; Telejornanalismo; Documentarismo.
Requisitos: Ser Graduado ou Pós-Graduado em Comunicação Social
Jornada de trabalho: 20h

Comunicação Social III: Optativa I – Informática I; Planejamento Gráfico I; Planejamento Gráfico II.
Requisitos: Ser Graduado ou Pós-Graduado em Comunicação Social
Jornada de trabalho: 20h

Comunicação Social IV: Jornalismo Digital I; Estagio Supervisionado I;
Requisitos: Ser Graduado ou Pós-Graduado em Comunicação Social
Jornada de trabalho: 30h.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Veja deu vexame! (parte II)



Toshiro Mifune (na foto) agradece à criadora de bulldogs franceses e blogueira, Camilli Chamone, que botou a boca no trombone contra a Veja:

Claro que não deixaria passar em brancas nuvens a matéria vergonhosa que Carolina Romanini, jornalista da Revista Veja, publicou na edição de 04 de fevereiro de 2009.

Enviei meu report para veja@abril.com.br, esperando que fosse publicada na seção "Leitor":

Fiquei muito decepcionada ao ler a matéria sobre cães. Primeiro, porque a matéria é um prato cheio para aqueles que querem viver às custas de explorá-los, reproduzindo-os sem critério algum, múltiplas vezes. De modo algum essas pessoas podem ser chamadas de "criadores de cães", como citou a matéria, e sim, de "fabricantes de filhotes". Segundo, porque cães não deveriam ser "objetos da moda". "Posse responsável" passou longe do texto.
Camilli Chamone, Criadora de Buldogues Franceses

Não publicaram na Revista Veja? Ok... outro vexame.
Mas, O Blog De Uma Criadora Que Ama Seus Frenchies publica.
:)


... e o Comunicaia também!

Quanto tempo ficar em cada estágio?

Para especialistas, o que faz diferença no currículo é o histórico profissional do candidato. Se ele ficou dois anos em uma empresa e, nesse período, foi promovido e cresceu profissionalmente, a imagem transmitida ao selecionador é de uma pessoa batalhadora e competente. Mas, caso o estudante tenha estagnado durante todo esse período, pode acabar sendo visto como um profissional acomodado e pouco ambicioso. Íntegra da matéria por Karin Sato no InfoMoney.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Veja deu vexame!

Interessante a análise da colega blogueira Camilli Chamone a respeito de matéria da revista Veja sobre cães.

Pois é...

Invisto a minha vida cuidando de meus cães, estudando sobre a raça, fazendo scans genéticos, planejando acasalamentos (cosanguíneos ou não), selecionando futuros proprietários, falando aos 4 ventos sobre posse responsável de animais.

Vocês, por sua vez, têm o precioso cuidado de procurar por um criador que preze pelo desenvolvimento raça, que crie por opção (e não por falta dela), que dedique-se ao que faça, etc., etc., etc. (10000000000 de etc.), ANTES de adquirir um adorável filhotinho.

Mas, então, aparece uma revista de circulação nacional e escreve este monte de BOBAGENS para "informar" milhares de desavisados:





Hããããããã? Buldogue francês se adapta bem ao clima brasileiro? Será que quem forneceu essas informações desconhece os problemas de hipertermia e os problemas de pele dos frenchies brancos?

Hããããããã? Buldogue francês não late quando fica sozinho no apartamento? SÓ SE FOR DESVOCALIZADO. Buldogues franceses são carentes emocionais por natureza! A solidão é insuportável para eles.

Hããããããã? Buldogue francês a R$ 5000,00? Este é o valor de um filhote de mega campeões, muito promissor, segundo os padrões da FCI, provavelmente destinado a dogshows/reprodução. Obviamente, um cão adulto, destinado a dogshows/reprodução pode valer muito mais do que isso.

A jornalista que redigiu este texto, Carolina Romanini, foi extremamente infeliz e irresponsável. Ela não imagina como estimulou a imaginação de inúmeros criadores de fundo de quintal e fabricantes de filhotes. Sem imaginar, incentivou a prostituição e a degeneração das raças citadas na matéria (em estrutura física e temperamento), o que leva a insatisfação de quem os adquire e, consequentemente, aumenta exponencialmente o número destes animais abandonados em CCZs, abrigos ou mesmo na rua.

Essa matéria foi uma irresponsabilidade social.

Seguem outras, das inúmeras, bobagens do texto:

Identidade Poética



Trecho é de "Identidade Poética", primeiro trabalho que jovem escritor Nabson Natan está lançando. Autor é estudante do curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Livro reúne seus textos dos últimos quatro anos.


"Eu não cantarei a história das palavras,
E nem mesmo estudarei a análise de discurso...
Eu não farei versos rimados só por beleza,
e nem mesmo seguirei escola literária...
Eu não engessarei a minha arte no capitalismo,
E nem mesmo alienarei o meu pensamento...
eu não plantarei roseiras no intiuto de vê-las florir,
E nem mesmo as cultivo por beleza...
Por que eu não faço poesia,
E nem mesmo a penso.
Ela é quem me faz!"

Quanto mais curto, melhor

Milton Coelho da Graça transcreve no C-se, em tradução livre, conselhos publicados no site www.poynter.com, recomendados por Roy Clark, para escrever com mínimo de palavras.

1. Mantenha um diário para praticar o básico princípio "quanto mais curto melhor".

2. Pratique a técnica de escrever o mais curto possível, mesmo em pequenas superfícies: lenços de papel, palma da mão, guardanapos etc.

3. Uma lista de 25 NÃO é um bom exemplo de escrita curta. É apenas uma escrita longa formada por 25 pequenas partes. (N.A. Isso é óbvio, mas resolvi deixar em respeito à idéia do autor).

4. Trechos curtos tornam mais legível uma longa lista, em parte porque geram espaços em branco, o que agrada a visão.

5. Siga o conselho: "Omita palavras desnecessárias" (N.A. Na verdade isso é exatamente o que Carlos Drummond de Andrade nos ensinou há muitos anos: "Escrever bem é cortar palavras.")

6. Cuidado: O espaço infinito na internet cria prosa arejada.

7. Quanto mais curta a frase, maior o valor de cada frase.

8. Deixe de lado as suas palavras favoritas.

9. Cada passagem curta deve ter uma moeda de ouro, um prêmio para o leitor.

10. A brevidade nasce da seleção, não da compressão.

11. Foco, foco, foco.

12. Imagine um texto curto desde a idéia. Conceba um soneto, não um poema épico.

13. Corte os elementos mais fracos: advérbios, verbos na voz passiva etc.

14. Quanto mais curta a frase, mais poderosa: "Jesus chorou".

15. Não "mande em frente" os períodos curtos. Revise, dê polimento, confira tudo.

16. Experimente formas literárias curtas, como o haiku ou o couplet. (Vão Gogo, por exemplo, é o nosso rei do haiku; o couplet é um verso de apenas duas linhas.)

17. Leia, estude e colecione bons exemplos de escrita curta.

18. O melhor lugar para uma importante palavra num período curto está no FIM.

19. Comece a história o mais perto possível do fim.

20. Estude a prosa em biscoitos da sorte chineses e em pensamentos concisos de famosos filósofos.

21. Comece cortando muito, depois aos pouquinhos. Corte os galhos mortos, depois balance a árvore para caírem as folhas mortas.

22. Obedeça Mark Twain: "Você precisa de mais tempo, não menos, para escrever algo bom e curto".

23. Estude e discuta este trecho de um editorial: "Dizem que apenas os bons morrem cedo. O ditador espanhol Francisco Franco morreu na noite passada aos 83 anos. A afirmação parece correta."

24. Escreva uma declaração de princípios sobre por que escrever em poucas palavras. E faça isso em poucas palavras.

25. Trate todas as formas curtas de jornalismo – manchetes, antetítulos, subtítulos, olhos, textos para blogs etc. – como gêneros literários.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Oportunidade para especialização em jornalismo científico




No Rio, Fiocruz, UFRJ e Fundação Cecierj recebem inscrições para programa conjunto

Estão abertas, até 6 de março, inscrições para primeira turma do curso presencial de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde (modalidade pós-graduação lato sensu), promovido pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fundação Cecierj.

Curso pretende formar especialistas para responder à demanda de mediação entre ciência & tecnologia e sociedade, tanto no campo profissional prático como no de pesquisa científica. Destina-se a público diversificado: museólogos, comunicadores, jornalistas, cientistas, educadores, sociólogos, cenógrafos, produtores culturais, professores de ciências e demais profissionais de nível superior que atuem na área.

Com carga horária de 360h, curso buscará aprofundar reflexão sobre divulgação da ciência, da tecnologia e da saúde, desenvolver capacidade dos alunos para avaliar estratégias e produtos destinados a esse campo, além de proporcionar visão geral do atual panorama da divulgação nessas áreas, em nível nacional, latino-americano e internacional.

Curso é gratuito. Taxa de inscrição é de R$ 30 e processo de seleção ocorrerá entre 16 e 20 de março. Aulas começam em 30 de março e serão ministradas de segunda a quinta das 9h às 13h, em grande parte no Museu da Vida – Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (eventualmente haverá aulas nas demais instituições parceiras).

Mais informações adicionais: curso_dc@fiocruz.br.

Bolsas para brasileiros



Abertas inscrições para três programas de bolsas oferecidos pelo DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) a brasileiros interessados em estudar na Alemanha: Doutorado Integral, Sanduíche e o recém-lançado Duplo Doutorado. Prazo para candidaturas ao ano acadêmico 2009/2010: até 2 de março.

Clima organizacional é percebido de maneira diferente por colaboradores

Ambiente de trabalho pode ser o mesmo para todos, mas cada um o percebe de uma maneira diferente, de acordo com consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Paulo Celso de Toledo Júnior. "O ambiente será aquilo que você construir a partir de suas percepções", disse.

De acordo com ele, muitas empresas não percebem a importância de entenderem como os profissionais enxergam o ambiente em que trabalham. "Afinal, são as pessoas que corporificam as empresas e o fazem segundo suas percepções. A perenidade sustentável das corporações depende, cada vez mais, da compreensão integrada do papel que todos os interessados exercem sobre ela", explicou.

Íntegra Por Flávia Furlan Nunes - InfoMoney

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Concursos abertos


Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais abre inscrições, até 16 de março para vaga de analista em educação e pesquisa em saúde, para graduados em Comunicação Social/habilitação em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade/Propaganda. Provas dia 26 de abril.


Abertas, de 3 a 18 de março, inscrições para Relações Públicas e Secretário Executivo na Unirio - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Provas dia 19 de abril. Remuneração: R$ 1.747.

Narrativas em suportes transmidiáticos


Revista Culturas Midiáticas, do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, destina-se à publicação da produção científica sobre Mídia e Cotidiano e Culturas Midiáticas Audiovisuais. Inscrições de artigos para o número 02 vão até 31 de março.Os trabalhos podem ser enviados para ppgc@cchla.ufpb.br.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Coordenador de casting: Santo André (SP)

CW Eventos, focada no mercado teen e universitário, procura coordenador de casting. Envie currículo até 1º de março para rh@cweventos.com.br.

Requisitos:desejável experiência de 2 a 3 anos; superior cursando ou completo; experiência na prospecção de mão-de-obra; facilidade em lidar com pessoas; agilidade no fechamento de equipe (promotores e coordenadores); desejável casting próprio.

Atividades: será responsável por todo o casting da agência, dando suporte a todos os departamentos existentes.

UFSM inscreve para técnico em educação



Abertas, até 10 de março, incrições para cargos de relações públicas e revisor de textos.

Concurso Infraero: Comunicação


Infraero vai abrir, de 16 de março a 3 de abril,concurso com vagas para especialista em comunicação social - nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade, com salário de R$ 2.484. Provas dia 21 de junho, em diversas capitais.

Jornalista/Tradutor

Com inglês escrito fluente: diretoria@theguide.com.br.

Fonte: CB

Faculdade seleciona professor de Publicidade

Disciplinas: criatividade em publicidade e design publicitário, com experiência em docência. Currículo para: brasilia-rh@gmail.com. Fonte: CB

Voluntariado: África

Trabalho comuitário: seis meses de preparação nos EUA/seis meses de trabalho voluntário na áfrica e dois meses de conculsão final. Aplicam-se custos, mas verifique a bolsa: www.iicd-volunteer.org ou sandonei@iicd-volunteer.org. Fonte: CB

DA buscam executivo de negócios


Formação: Superior completo. Desejável curso de especialização.
Conhecimentos: rotinas e ferramentas de web ; pacote Office e Internet; matemática básica; cultura/cnhecimentos gerais; marketing básico; análise do comportamento do consumidor; conhecimento sobre mercado local.

Experiência: vendas, preferencialmente com tecnologia web. Cadastre curriculo no site soma oportunidades/oportunidades de emprego/Executivo de negpocios até o dia 27 de fevereiro.

Senar seleciona assessor técnico


Envie currículo (datado), com pretensão salarial para o Serviço de Aprendizagem Rural - Senar (rhbsb0109@bol.com.br), indicando título do cargo pretendido, até 8 de março.

Requisitos: nível superior; conhecimentos avançados de ferramentas SPSS (Statistical Package for the Social Science) e Excel; conhecimentos básicos em Word, PowerPoint e Acess; experiência c/metodologia de pesquisa e avaliação de desempenho institucional, capacidade de análise de dados e elaboração de relatórios estatísticos; comunicação oral e escrita.

Faça o teste para melhorar sua lista de contatos



Tio, irmão, amigo, colega de trabalho, ex-chefe. Você sabe onde eles andam? Mandou para algum deles cartão de Natal ou desejou bom ano-novo? Se a resposta for negativa, é sinal de que o seu networking não anda muito bem. Para quem pensa que é pouco, esses contatos podem garantir emprego quando precisar.

Para ajudar a diagnosticar as possíveis falhas em sua rede de relacionamentos, Ricardo Xavier desenvolveu um teste, que é acessado gratuitamente no site. Fonte: Correioweb

UFSC oferece vaga em produção jornalística



Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC está com inscrições abertas, até 27 de fevereiro, para professor adjunto na área de produção jornalística.


International Center for Journalists seleciona estudantes internacionais de Jornalismo p/estagiar em Washington de 12 a 14 semanas, entre junho e agosto, na Scripps Howard Foundation Wire, serviço de notícias no qual seis estudantes (cinco norte-americanos e um de outro país) têm oportunidade de escrever matérias para publicação em jornais nos EUA. Informações: International Center for Journalists. Fonte: SJPDF


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai/DF) abriu inscrições, até 13 de março, de processo seletivo para formar cadastro reserva de instrutores.

Para nível médio, vagas são na área de design (ensino médio completo + Curso de Fotógrafo Profissional). Remuneração: R$ 10 hora/aula.

Para nível superior, vagas são nas áreas de design gráfico (Licenciatura e formação em designer gráfico ou curso técnico em Designer Gráfico com licenciatura em qualquer área do conhecimento), web design (Licenciatura e formação em Tecnologia da Informação/web design ou curso técnico em web design com licenciatura em qualquer área do conhecimento), comunicação, expressão e pesquisa (Licenciatura em Letras ou Comunicação Social) e inglês técnico (Licenciatura em Letras-Inglês). Remuneração: R$ 24 hora/aula.

Provas objetivas e discursivas serão aplicadas em 21 de março. Candidatos também passarão por avaliação de títulos. São 20 vagas reservas para cada cargo.

Colaboradores versus clima organizacional

Ambiente de trabalho pode ser o mesmo para todos, mas cada um o percebe de maneira diferente, de acordo com consultor da LCZ Desenvolvimento de Pessoas e Organizações, Paulo Celso de Toledo Júnior: "ambiente será aquilo que você construir a partir de suas percepções".

De acordo com ele, muitas empresas não percebem importância de entenderem como profissionais enxergam ambiente em que trabalham. "Afinal, são as pessoas que corporificam as empresas e o fazem segundo suas percepções. A perenidade sustentável das corporações depende, cada vez mais, da compreensão integrada do papel que todos os interessados exercem sobre ela". Íntegra por Flávia Furlan Nunes - InfoMoney.

Vagas para professor de comunicação na UFRN


Estão abertas, de 2 de março a 3 de abril, inscrições para seleção de professores adjuntos nas seguintes áreas: Marketing em Publicidade e Propaganda, Mídia em Publicidade e Propaganda e Redação para Mídia Impressa, Eletrônica e Digital.

UFRN: Mestrado em Comunicação Midiática


Estão abertas, até 4 de março, inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Area de concentração é Comunicação Midiática: Práticas Sociais e Produção de Sentido. Linhas de Pesquisa: Estudos de Mídia e Práticas Sociais e Estudos de Mídia e Produção de Sentido.

Provas acontecem entre 09 a 18 de março e divulgação do Resultado Final será feita em 20 de março.


Abertas inscrições, até 16 de março, para professor assistente da Universidade Federal de Sergipe - Campus de São Cristóvão, na área de Artes e Comunicação Social.

Requisitos

Vaga 1: graduado em Comunicação Social e Mestre em Comunicação social e/ou áreas afins (disciplinas: Teoria da Imagem; linguagem Cinematográfica e Audiovisual; Estética e Cultura de Massas; Legislação e Mercado Audiovisual).

Vaga 2: graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação Social e/ou Áreas afins (disciplinas: Fundamentos da Publicidade e da Propaganda.

Vaga 3: mestre em Comunicação Social (área de concentração: Fotografia e Iluminação).

Vaga 4: graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e
mestre em Comunicação Social e/ou Áreas afins (área de concentração: Planejamento em Publicidade e Propaganda).

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Redes sociais e jornalismo na net

Raquel Recuero discute, no site Jornalistas da Web, como jornais e jornalistas podem utilizar sites de redes sociais e redes sociais expressas nestes para sua atividade.

Pesquisa sobre comunicação corporativa

Mulheres predominam no ambiente da Comunicação, setor cada vez mais estratégico, ainda que com equipes pequenas. Prática da mensuração de resultados no segmento é crescente, até para conquistar aumentos de orçamento. Essas são algumas das constatações de estudo organizado pelo DatABERJE, Instituto de Pesquisa da Aberje – que reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional – em parceria com o jornal Valor Econômico, intitulado “Comunicação Corporativa nas organizações”.

Profissionais levam experiência às salas de aula

Nem sempre a vocação para lecionar surge antes do término da graduação, quando o estudante ainda teria chance de direcionar os estudos para a docência. Há profissionais com carreiras já consolidadas que decidem voltar às salas de aula não como alunos, mas como professores. Coordenadores de cursos ouvidos pelo Universia afirmam que a iniciativa é valorizada por aproximar a vida universitária da vivência de mercado.

Mariana Bevilacqua, no site Universia, fornece dicas para evitar problemas no início da carreira docente.

Programa de estágio do Inmetro - Rio


Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro abriu inscrições, até 28 de fevereiro, para estudantes de nível superior do 3º ao 6º período cursando: Comunicação Social (Jornalismo), Relações Públicas, Tecnologia da Informação, Secretariado Executivo, Letras Português-Inglês, Tradução Português-Inglês, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos, entre outros cursos.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009



II Digital Media Conference acontece em São Paulo, no dia 11 de março, com a proposta de apresentar a verticalização dos canais de mídia e convergência digital.

Professores na Amazônia digital



Estão abertas inscrições para seleção de professores de comunicação na Universidade Federal do Amazonas - Ufam:

Vagas no campus Manaus: Jornalismo, (Doutorado em Comunicação/Jornalismo) e Mídias Digitais (Doutorado em Comunicação ou áreas afins às mídiasdigitais).

Vagas no campus Parintins: Jornalismo e editoração; Radiodifusão; Videodifusão; Webjornalismo e Novas Tecnologias; Teoria e ética do jornalismo - Pesquisa e Prática em Jornalismo.

Obs. do blogueiro: para essa vaga de webjornalismo e novas tecnologias no campus Parintins, local do Festival Folclórico do Boi-Bumbá, já foram feitos dois concursos no ano passado e todos os candidatos foram reprovados, incluindo este blogueiro que vos posta.

Caso médico: sonâmbula mandou emails


Mulher de 44 anos acessou seu email enquanto dormia e mandou convites para amigos aparecerem para uma festa. Mensagens eram um pouco confusas, com maiúsculas e minúsculas se alternando, mal formatadas e com expressões estranhas. Caso de "sonambulismo na era da internet" está descrito no jornal médico Sleep Medicine por pesquisadores da Universidade de Toledo, Ohio nos EUA. Quando acordou, a mulher se surpreendeu com os emails - não se lembrava de nada.

Fonte: Blue Bus

O que é o Twitter?


Pergunta é comum e mostra como serviço ainda é desconhecido ou pouco entendido. Texto publicado por Havi Brooks no Fluent Self e traduzido por Claudia Belhassof tenta esclarecer Twitter. Post, do ano passado, ainda tem conteúdo atual.

Online primeiro

Site Save the Media divulga série sobre como é trabalhar numa redacção que põe o online em primeiro lugar: Parte 1 , parte 2 e parte 3. Dica de António Granado no Ponto Media.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Demissão de professor em Brazlândia (DF) denuncia discriminação institucional



CUT - DF solicita intervenção do Ministério Público para investigar o caso

Imprensa publicou, nos últimos dias, polêmica atitude de professor de inglês que lecionava numa escola pública de Brazlândia – cidade satélite do DF.

Em novembro de 2008, quando ainda fazia parte do quadro de professores da escola, com contrato temporário, o professor Márcio decidiu utilizar a música “I Kissed a girl” (Eu beijei uma garota), da cantora americana Katy Perry (na foto), para exemplificar conjugação verbal no tempo passado. Sua atitude contrariou uma orientação da direção da escola, que julgou o conteúdo da música inadequado para a faixa etária dos alunos (12 a 14 anos). Acusado de fazer apologia ao uso de álcool e ao homossexualismo, professor foi afastado da função e não teve contrato renovado para 2009.

O Secretário de Educação do Distrito Federal - José Luiz da Silva Valente - ao manifestar-se sobre o caso alegou que a atitude do professor "reflete um comportamento inadequado", motivo pelo qual a Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEDF apóia a decisão da escola.

Ora, a orientação pedagógica da escola - cuja direção afirma ter sido contrariada pelo professor, deve estar subordinada às diretrizes fixadas pelo Ministério da Educação para a rede pública de ensino no Brasil. E a proposta do MEC é investir na capacitação de professores da rede pública para o combate à homofobia, justamente para que situações como a de Brazlândia não voltem a ocorrer.

Obs. do blogueiro: Agora lascou! Será que Janis Joplin pode? E Elton John? Amy Winehouse, nem pensar, né? E nas aulas de Português, será que Cassia Eller ou Renato Russo pode? Vou mandar email pro gabinete do Secretário perguntando: dianamyandrade@yahoo.com.br.

Ìntegra da matéria da CUT/DF no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF.

Curso de Jornalismo revê diretrizes

Secretaria de Educação Superior (Sesu) constituiu comissão de especialistas para subsidiar Ministério da Educação na revisão das diretrizes curriculares do curso de jornalismo. Presidida pelo professor José Marques de Melo, funcionará durante 180 dias e se reunirá pela primeira hoje, dia 19.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesu

Veja matérias sobre assunto no Estadão e no site do Sindicato dos Jornalistas do DF.

Jornalista cansou de 'mandar curriculo' e virou vendedora de loja

Americana Caitlin Kelly é jornalista e trabalha como freelancer. Depois de ter sido reporter em grande jornal, desistiu de procurar emprego - vagas na área estao diminuindo e Cailtin parou de "ficar mandando curriculos". Decidiu se candidatar a emprego de meio expediente como vendedora em loja de roupas. Em parte para ter contato com outras pessoas, em parte para ganhar mais. Foi aceita e há dois anos se divide entre o jornalismo e as clientes na loja. Leia a integra do texto, em inglês.

Fonte: Elisa Araujo, Blue Bus.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Barra do Garças, aqui vou eu!

"Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos."

A frase é atribuída a Einstein. Não sei se ele falou, mas se não falou deveria ter falado. Acho que vem a calhar.

Quando me inscrevi, na semana passada, no processo seletivo do curso de Jornalismo do campus Alto Araguaia da Universidade do Estado do Mato Grosso - Unemat, estava decidido a voltar para a cidade, onde atuei como professor "passageiro" no ano passado, porque, embora estivesse também inscrito para uma vaga de professor de jornalismo no campus Barra do Garças da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, havia desistido quando soube que as provas seriam em Cuiabá.

Por isso, meu plano A era a Unemat. Mas quis o destino e um candidato atento ao Edital, que minha inscrição para a cadeira de Jornalismo Digital fosse indeferida porque o tal edital não previa inscrição via email, essa ferramenta "ultrapassada" em tempos de twitter e o escambau. Quando soube do indeferimento, mudei meus planos e corri para a Internet. Consegui comprar passagem para Cuiabá ainda naquela noite, de modo a fazer a prova escrita na manhã seguinte.

Encurtando a história, fui aprovado em primeiro lugar no concurso para professor assistente efetivo. Agradeço ao candidato que protestou contra minha inscrição, porque, se não fosse ele, não teria ido à luta e conseguido esse feito.

Agora o desafio é maior ainda. Lá em Barra, o curso está começando. Em março inicia a primeira turma de alunos calouros. E serei o primeiro professor efetivo de Jornalismo do campus.

Foi imenso op prazer de trabalhar na Unemat. Lamento não poder continuar contribuindo, como professor, com o curso, no qual acredito muito, em função da dedicação dos colegas professores – mesmo "passageiros" (já dizia minha avó lusitana que "tudo na vida é passageiro, exceto o trocador e o motorneiro"), do interesse dos alunos e, principalmente, da competência e entusiasmo do Chefe do Departamento, o professor Dr. Aroldo Pinto.

A Unemat pode continuar contando comigo como colaborador do curso. Tomara que não esqueçam de me chamar para os simpósios, encontros e projetos que certamente vão acontecer.

Au revoir, Unemat!

Obs: não vou precisar mudar o título do blog, porque continuo no Vale do Arguaia!

Lula inaugura campus no DF



Ao inaugurar campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, em Planaltina, Distrito Federal, presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que os recursos da educação estão reservados. “Não há crise que possa nos fazer tirar um centavo da educação”, afirmou.

Este ano, Ministério da Educaçãovai inaugurar cem escolas técnicas, como parte da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, iniciada há quatro anos. Até 2010, outras 39 serão abertas. Do total previsto, 75 já estão funcionando.

O mito do texto curto


Interessante reflexão de André de Abreu, no site Intermezzo: "Já passamos da primeira década de internet disseminada e ainda ouço de alunos e colegas a máxima: 'Na internet, o texto tem que ser curto, não é?' Não, não é."

Ele explica que, desde os primórdios, o hiperlink permite, entre outras coisas, a fragmentação de qualquer conteúdo em pedaços, ou chunks, em inglês. Com isso, deixamos a cargo do usuário decidir o quanto ele irá se aprofundar em determinado assunto.

Como empresas podem tirar proveito da virtualização do mundo?



Importância que a internet adquiriu em menos de duas décadas de existência é estarrecedora. Em termos de Negócios, a velocidade com que esse canal ativo de relacionamento com consumidores se expandiu é tanta que hoje já são 1,4 bilhão de pessoas conectadas – cerca de 21% da população da Terra, de acordo com dados divulgados pelo site Internet World Stats, que rastreia tendências dos usuários na web. Íntegra por Katia Vaskys no Portal Administradores.

Comunicação Institucional • Rio



Obra Social Dona Meca busca profissional de comunicação institucional com seguintes requisitos:
- Superior completo em Comunicação Social (Jornalismo ou Relações Públicas), Marketing e áreas afins
- Conhecimentos específicos na elaboração de projetos para Terceiro Setor
- Boa redação e construção de textos
- Atualização constante e acompanhamento de editais
- Construção de balanço social
- Relatórios de avaliação dos projetos aprovados
- Captação de recursos
- Assessoria de Imprensa
- Criação de peças gráficas

Local de trabalho: Jacarepaguá. Remuneração: CLT + almoço no local + VT. Envie currículo anexado para contato@osdm.org.br. No assunto, colocar 'Vaga para D.I.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Supervisor de merchandising


Flora Higiene e Limpeza busca supervisor de merchandising com experiência em supervisão e coordenação de equipe de promotores de vendas e treinamento de equipes de vendas, além dos seguintes requisitos: vivência em grandes redes de supermercados e pequeno varejo; atuação junto a equipes garantindo a execução do merchandising e das promoções ao trade; superior cursando ou completo; é necessário ter carro. e habilidade de relacionamento e criatividade completam o perfil do profissional.

Para concorrer, procure código v162363.

Para outras oportunidades, cadastre seu currículo na empresa, que tem unidades em São Paulo e Goiás,

35 anos de Tai Chi no DF




Nas últimas décadas, Tai Chi Chuan se popularizou no País ao ser adotada por governos de vários estados brasileiros. No Distrito Federal, isso não é diferente. Serviço é oferecido gratuitamente em oito unidades de saúde da Capital. Mas quem foi responsável por divulgar a prática milenar em Brasília foi a Associação Being Tao (ABT), que ontem comemorou 35 anos de atividades, sob o comando do Mestre Woo.

Veja íntegra da matéria de Fabricio Fernandes, publicada no Jornal de Brasília ontem sobre o evento, do qual participei.

Primeiro prazo para inscrição na 61ª Reunião da SBPC


Abertas até quinta, dia 19, inscrições para 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 17 de julho na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus. Tema será "Amazônia: Ciência e Cultura".

Esse é o primeiro prazo de inscrição, que oferece descontos maiores. Sócios da SBPC nas categorias estudante, professor da educação básica ou técnica e sócio de sociedades associadas à SBPC pagam R$ 20. Sócios na categoria professor de educação superior e outros profissionais pagam R$ 50. Não sócios, nas respectivas categorias, pagam R$ 40 e R$ 100.

SBPC está fazendo promoção para novos associados. Até 19 de fevereiro, estudantes de graduação e de pós-graduação e professores da educação básica ou técnica pagam R$ 60,00 pela anuidade de 2009 e ganham inscrição grátis no evento. Professores de ensino superior e demais profissionais têm o mesmo benefício por R$ 110,00.

Ao se associar à SBPC, também receberá gratuitamente, pelo correio, revista Ciência & Cultura, de periodicidade trimestral, e Jornal da Ciência, de periodicidade quinzenal.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

"Luta de classes"



"Um outro olhar" por Gabriel Silva, no Blasfémias.

Universidade do magistério, artigo de Cristovam Buarque


“Em vez de mais universidades similares às atuais, o círculo vicioso da hemorragia intelectual pode ser quebrado pela criação de uma 'universidade' diferente das atuais”.

Em artigo publicado no último dia 14, no jornal O Globo, o senador Cristovam Buarque trata da tragédia anunciada pelo Censo Escolar recém publicado pelo Ministério da Educação: reduz a procura por cursos de licenciatura. Faltará professores em breve.

Prefeitura de Guarapari (ES) abre concurso com vaga para Jornalista


Período de inscrições vai de 2 a 19 de março. Provas objetivas estão agendadas para 26 de abril.

Nota do blogueiro: O brasão do Município ficou pequenininho, do tamanho do salário, que é de R$ 1.000, para jornada de 40 horas semanais. Bom, pelo menos a cidade - localizada a cerca de 55 quilômetros da capital Vitória - é um local aprazível, que atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O fenômeno do Twitter e a snack culture


Twitter pode ser definido como uma rede social na qual pessoas e amigos descrevem ações e acompanham detalhes do cotidiano de desconhecidos.

Grande trunfo do Twitter é, aparentemente, esse: como em um verdadeiro Big Brother, os usuários matam sua curiosidade ao acompanhar a vida alheia. A tamanha popularidade deste tipo de ferramenta chamou, é claro, a atenção das empresas, especialmente das áreas de marketing, nas quais os profissionais têm muitas dúvidas sobre a amplitude do Twitter e como ele pode ser utilizado para conectar marcas e consumidores, agregando vantagens competitivas.

Ao limitar o tamanho dos posts, que inclusive podem ser enviados pelo celular, a ferramenta sai na frente dos blogs – mais rápida e prática para postar mensagens – e se adéqua definitivamente a um fenômeno, descrito na capa da Wired de alguns meses atrás, como Snack Culture - o consumo de conteúdo cada vez mais rápido e superficial e baseado em um mundo cada vez mais digital.

Veja íntegra da matéria de Marcelo Trípoli no site da Aberje.

Marcelo Trípoli é presidente da agência de marketing digital iThink e autor do blog iFound (marcelo.tripoli@ithink.com.br).

Coordenador de Marketing Esportivo • São Paulo

Requisitos:
- Superior completo em Administração ou Marketing
- Desejável pós-graduação em Marketing Esportivo
- Experiência em Marketing Esportivo (eventos ou comercial)
- Disponibilidade para viagens e eventos de finais de semana

Atividades:
- Coordenar desenvolvimento e implantação de ações de Marketing Esportivo, incluindo pesquisas de mercado, campanhas publicitárias e promocionais, visando projetar a imagem da empresa e elevar vendas
- Coordenação de patrocínio de atletas, clubes, federações, academias, assessorias e eventos esportivos
- Prospecção de oportunidades de relacionamento e valorização da marca
- Manter contatos com patrocinadores de eventos que evolvam divulgação do nome da empresa
- Interagir diretamente com áreas comercial e de desenvolvimento de produto para fomentar ações em conjunto com parceiros diretos e indiretos
- Interface com assessoria de imprensa, coordenação e produção de campanha de mídia
- Projetos com participação da empresa/produto integrando branding marketing no esporte com atletas e mercado (in loco)

Remuneração: salário + assistência médica e odontológica + estacionamento no local + reembolso de viagens + carro da empresa quando houver viagens

Envie currículo e pretensão salarial para spvagas@obiettivolavoro.com.br.

Fonte: Trabalho em Comunicação

Produtor Técnico de Eventos • São Paulo

B2 Experience Makers procura Produtor Técnico de Eventos.

Requisitos:
- Conhecimentos técnicos em som, iluminação, projeção, rider técnico e gerador
- Experiência mínima de 3 anos na área técnica de eventos corporativos
- Jovem, proativo, empreendedor, organizado, bom relacionamento interpessoal, ensinar e gerenciar pessoas
- Veículo próprio, disponibilidade de horário (dias e viagens)

Atividades:
- Esclarecimentos técnicos
- Avaliação de projetos
- Busca de novas tecnologias
- Otimização de recursos
- Fechamento de propostas
- Reunião com fornecedores
- Planilha de investimento
- Coordenação de projetos e equipe

Envie currículo até 1º de março para eusouocara@grupob2.com.br.

Designer (profissional e estagiário) • Niterói (RJ)

Requisitos: conhecimento avançado em Photoshop e CorelDraw. Envie currículo e portifolio para rodrigo@awmarketing.com.br.

Agência de notícias contrata fotógrafo no DF

Com conhecimento em fotojornalismo e photoshop. Enviar currículo para midiabg@uol.com.br.

Fonte: CB impresso

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Especialista em Comunicação Institucional • Montevidéu (Uruguai)


Parlamento do Mercosul (Parlasul)busca profissional para desenhar estratégia de comunicação para formadores de opinião. Foco no trabalho com jornalistas de imprensa escrita, com a elaboração de plano de ação para o seu desenvolvimento.

Enviar currículo até às 14h de 16 de fevereiro para seccomunicacion@parlamentodelmercosur.org. Mais informações pelo telefone (598) (2) 410-2298.

Concurso (2 vagas) • São Paulo



Conselho Regional de Farmácia-SP abriu Inscrições, até 20 de fevereiro, de concurso para as seguintes vagas:

Designer Gráfico (Remuneração: R$ 1.909,85): superior completo em Comunicação Visual, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Desenho Industrial, Designer Gráfico, Arquitetura, Artes Plásticas, Propaganda e Marketing ou Produção Editorial; registro no conselho; seis meses de experiência.

Jornalista (Remuneração: R$ 1.909,85): superior completo em Jornalismo; registro no MTb; inglês avançado; seis meses de experiência.

Redator • São Paulo


Universidade Anhambi Morumbi procura redator com seguintes requisitos: desejável experiência mínima de dois anos; sólidos conhecimentos em gramática e ortografia; Inglês avançado

Para concorrer à vaga, procure pelo código v161717.

Feliz Ano Novo Chinês!

Na foto, eu e Mestre Woo

Amanhã, 15 de fevereiro, de 8h30 a 14h, comemoração do Ano novo chinês na Praça da Harmonia Universal (EQN 104/105), em Brasília, local onde a Associação Cultural Brasil China reúne todos os dias, desde 1974, praticantes de tai chi chuan. Totalmente gratuitas, sem finalidades marciais ou competitivas, as atividades têm a orientação do Grão-mestre Moo Shong Woo.

Abong contrata assessor(a) comunicação - SP



Associação Brasileira de Ongs - Abong contrata assessor(a) de comunicação com formação na área de comunicação, para trabalhar 25 horas semanais. Desejável experiência ou conhecimento no campo de organizações não-governamentais.

Atribuições: pensar e monitorar política de comunicação; atuar conjuntamente com Programa de Desenvolvimento Institucional na relação com organizações associadas; coordenar relação com imprensa e assessorar diretoria no atendimento à mídia; fazer clippings e balanços mensais; editar e fazer manutenção diária de site; redigir e editar matérias e boletins semanal e quinzenal; administrar - em conjunto c/equipe do escritório nacional - listas e mailings da Abong; assessorar diretoria na coordenação editorial de demais publicações.

Habilidades: bom texto; facilidade para trabalhar em equipe; conhecimento do campo político das ONGs associadas à Abong; conhecimento de ferramentas web, edição de textos e planilhas.

Enviar até 18 de fevereiro currículo c/pretensão salarial, texto assinado representativo de sua produção e carta de uma lauda sobre o que seria uma política de comunicação da ABONG para isabelpato@abong.org.br. Previsão de contratação: 10 de março.

A importância do jornalista na administração pública

Tema deve ser discutido neste momento em que se está repensando implantação de reforma na política de recursos humanos no poder executivo do país. Íntegra do comentário de Oswaldo Leitão no site do Sindicato do Jornalistas do DF.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

O que é um bom filme?


Com o fim-de-semana começando, uma boa dica é ver a resposta de Lisandro Nogueira. Para ele "um bom filme é aquele que traz imediata gratificação. É aquele que emociona, faz chorar, rir e encanta a falta de sentido do mundo". Íntegra.

Coordenador de Comunicação • Curitiba


Requisitos:
- experiência em: planejamento, implementação e controle das atividades de comunicação externa; assessoria de imprensa, site corporativo, política de patrocíonios e comunicação interna (conexões e intranet); gestão de equipes
- Iniciativa, interesse, dinamismo, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, flexibilidade, comunicação, organização, liderança
- Desejável língua estrangeira

Clique aqui para concorrer.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Assistente de presidência • Belo Horizonte

Requisitos:- superior completo preferencialmente em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Comunicação Social;
- desejável pós-graduação em áreas afins, experiência em multinacional de grande orte e conhecimento do negócio mineração;
- experiência mínima de 8 anos em funções administrativas de suporte a executivos (organização de eventos, gerenciamento de projetos, foco em gestão da qualidade de serviços);
- desejável domínio pleno de inglês (para conversação presencial e ao telefone, redação de correspondências comerciais e interpretação de textos, participação em reuniões e redação de atas)e domínio do espanhol;
- familiaridade com sistemas de informação e arquivística, Internet e pacote Office (principalmente Excel e PowerPoint);
- ética e discrição, pensamento estratégico e habilidade de planejamento e organização, associada à administração adequada do tempo, para atingir suas metas dentro de prazo e qualidade consensados
- perspicácia e iniciativa para antecipar-se aos problemas inerentes ao cargo, foco em resultados, sem perder de vista a qualidade dos processos;
- habilidade de relacionamento para tratamento com pessoas em todos os níveis e mMaturidade e equilíbrio emocional, para lidar com possíveis conflitos e “situações delicadas” dentro do contexto da função

Atividades:- elaborar atas, relatórios e planilhas resultantes das reuniões, visando ao acompanhamento das decisões tomadas;
- Fazer follow up das decisões e compromissos gerais assumidos pela chefia, visando a garantia do seu cumprimento dentro dos prazos acordados
- gerenciar agenda do CEO, transporte e hospedagem no Brasil e no exterior, bem como dar suporte a grupos nacionais e estrangeiros que visitam a empresa, responsabilizando-se por transporte, hospedagem, organização de almoços, jantares, tours etc.
- garantir tanto o fluxo de informações entre presidência e interlocutores, sugerindo melhorias e contribuindo para a maximização do processo de comunicação, como o arquivamento de documentos para conservação e agilidade na busca.

Para concorrer à vaga, procure pelo código v160256.

Abertas inscrições para V Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental



Já estão abertas inscrições para quinta edição do Congresso Mineiro de Comunicação Ambiental.

Evento, que acontece nos dias 12 e 13 de março, vai reunir principais profissionais das áreas de meio ambiente, responsabilidade social, finanças sustentáveis e comunicação do País, para discussão e apresentação de novos conceitos e ferramentas de comunicação para sustentabilidade.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Assessor de Comunicação • Curitiba



Requisitos: superior completo; experiência; informática; desejável domínio de língua estrangeira. Clique aqui para concorrer e procure pelo código 394458.

Repórter Folha de S. Paulo (Caderno Cotidiano)

Requisitos:
- Boa cultura geral
- Sólida experiência em reportagem de cidades em jornal diário ou revista informativa
- Experiência na cobertura de educação, saúde e comportamento será valorizada
- Bom acompanhamento dos temas noticiados pelo caderno
- Domínio de inglês e conhecimentos de espanhol
- Curso de pós-graduação concluído ou em andamento e conhecimentos do Novo Manual de Redação da Folha são habilitações desejáveis

Enviar currículo sintetizado (formação escolar, domínio de idiomas, cursos de especialização e experiência profissional) e dois exemplos de trabalho, no corpo do e-mail, até 12 de fevereiro, para treina@uol.com.br. No assunto, colocar 'C-1.023'.

As angústias de um professor de jornalismo


Confira texto de Antonio Granado sobre angústias de um professor de Jornalismo. Além de colocar excelentes idéias para a prática em sala de aula, autor reflete a respeito do papel do professor na formação do futuro jornalista. .