terça-feira, 12 de maio de 2015

Ciberjornalismo na Argentina, no Brasil e em Portugal será tema de debate no 6º Simpósio Internacional na UFMS

 

Twitt
Ciberjornalismo na Argentina, Brasil e Portugal em debate no 6º Ciberjor
Ciberjornalismo na Argentina, Brasil e Portugal em debate no 6º Ciberjor
O ciberjornalismo na Argentina, no Brasil e em Portugal é o tema de conferência e debate na noite do dia 2 junho no 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo que acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) entre os dias 1 e 3 de junho. O debate reunirá o professor e coordenador do Foro de Periodismo Digital da Universidade Nacional de Rosário na Argentina, Fernando Irigaray; a professora, jornalista e pesquisadora em ciberjornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Raquel Longhi e o professor e pesquisador da Universidade do Porto e coordenador do Observatório de Ciberjornalismo de Portugal, Fernando Zamith.
O tema da conferência coloca em discussão como é realizado a produção do jornalismo na internet nos três países. Portugal vive uma ampliação significativa dos cibermeios que potencializam todas as propriedades da internet. No Brasil, várias empresas jornalísticas começam a extinguir a versão impressa para manter unicamente a versão publicada na internet e acessível na web e nos dispositivos móveis. Na Argentina, casos como dos grandes jornais como La Nación e Clarín reformaram, há pouco tempo, as versões publicadas na web.
O evento terá ainda a participação de renomados pesquisadores brasileiros como o jornalista e pesquisador Juliano Carvalho da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do jornalista e pesquisador Walter Teixeira Lima, da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de diversos livros sobre Cibercultura, Alex Primo, entre outros, além de oficinas e grupos de trabalho.
E no terceiro dia do Simpósio haverá um debate sobre a atuação dos profissionais jornalistas na internet. Os jornalistas e pesquisadores João Canavilhas, de Portugal, Marcelo Trasel da PUC do Rio Grande do Sul e Alex Primo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul colocam em questão as facilidades e dificuldades que os jornalistas profissionais têm no trabalho cotidiano relacionado a internet. Será que os jornalistas que atuam em cibermeios, em jornais produzidos na internet têm conhecimento suficiente, dominam as tecnologias de produção da notícia para a internet?
O sistema de inscrições para o 6º Simpósio Internacional de Ciberjornalismo também inovou e utilizou a tecnologia PassBook para iPhones e PassWallet para os smartphones com sistemaAndroid. Essa tecnologia facilita o controle de inscrições e também auxilia na organização de agenda e de acesso às sessões do Simpósio para os participantes. No processo de confirmação das inscrições, a partir do pagamento efetuado pelo participante os sistema envia dados para o smartphone da pessoa, seja iPhone ou Android que é reconhecido pelos aplicativos PassBook no iPhone e PassWallet nos celulares com sistema Android. O sistema ainda envia os dados para a Agenda do participante no Google Agenda.

Nenhum comentário: