segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sindicato e cursos de comunicação realizam seminário "Desafios da Formação em Jornalismo"


O Sindicato dos Jornalistas do DF, em parceria com os cursos de comunicação do DF, realiza em 22/5 o “Seminário: Desafios da Formação em Jornalismo”. Direcionado para estudantes, professores e profissionais da área de jornalismo, o evento tem o objetivo de debater a situação do ensino em jornalismo atual, bem como os desafios que os profissionais da área enfrentam no mercado de trabalho. As inscrições poderão ser feitas aqui

Entre os assuntos que serão abordados no evento estão a grade curricular e a carga horária dos cursos de jornalismo, o estágio supervisionado, a formação crítica e as expectativas do mercado, além dos direitos de estagiários e jornalistas. 

Outro foco do encontro será a discussão da implementação das novas diretrizes curriculares, aprovada pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) em fevereiro de 2013. Os cursos terão até dia 27/9/2015 para implementar as diretrizes em seus currículos - data que marca dois anos da homologação da nova regra no CNE (veja mais aqui).

A implementação das novas diretrizes, assim como a aprovação da PEC do Diploma no Congresso Nacional (confira mais informações aqui), faz parte das bandeiras de luta do SJPDF, visto que os dois temas têm relação direta com o reconhecimento profissional e qualidade do ensino.

"As novas diretrizes não contemplam todas as nossas expectativas, especialmente em relação à formação crítica em jornalismo, mas acreditamos que oferecem um norte interessante para o aprimoramento dos cursos e acompanhamento dos estágios. O importante agora é que professores, estudantes e jornalistas troquem experiências e expectativas para que possamos não apenas cumprir as novas diretrizes, bem como avançar em suas lacunas", destaca a integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do SJPDF, Juliana Cézar Nunes. 

Agenda

O quê: Seminário Desafios da Formação em Jornalismo
Dia: 22/5, das 8h30 às 12h30
Local: Sindicato dos Jornalistas do DF (SIG Quadra 2 lotes 420/430/440 - City Offices Jornalista Carlos Castello Branco - Cobertura C13)

Programação:

8h30 - MESA 1 - Desafios da formação em jornalismo no DF
10h30 - Intervalo para o café
11h - MESA 2 - Os novos currículos dos cursos de comunicação

Nenhum comentário: