quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Federais estarão em peso na cúpula de universidades do Brics

Maria Prokofieva, especial para Gazeta Russa
 
Delegação brasileira participará de encontro na Rússia sobre educação e intercâmbio entre os países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Primeiro evento do grupo nesse formato deve resultar em acordo para criação de Universidade dos Brics.

Ministro Aldo Rebelo vai liderar a delegação brasileira
 Foto: Giba/ Ascom/ MCTI/Flickr Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação
 
De 26 a 28 de outubro, especialistas das universidades federais de Brasília, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pelotas e São Carlos, entre outras, discutirão temas como acesso à educação, intercâmbio acadêmico e atração de jovens para a política, durante a cúpula universitária global dos Brics, em Moscou. O evento reunirá mais de 400 representantes dos países-membros do grupo.

“No nosso caso, tivemos cuidado para convidar instituições representativas de várias regiões do país, tendo em  vista a diversidade do Brasil”, disse à Gazeta Russa Maria Leticia Mazzucchi Ferreira, chefe do departamento de relações internacionais da Universidade Federal de Pelotas.

Como representante do Brasil na sessão sobre “Política de juventude: o papel de jovens líderes na construção da agenda global de união do Brics”, Ferreira irá apresentar um projeto que surgiu em 2014 a partir de ex-estudantes do programa “Ciência Sem Fronteiras” que enfrentavam dificuldade de aplicar seus conhecimentos na volta ao país.

“Eles construíram uma rede de cooperação e estimulo à internacionalização, funcionando como uma espécie de conselheiro e facilitador para os estudantes que vivem essa realidade”, contou. “E essa experiência é importante na formação de jovens líderes, que é um principio dos Brics. A cooperação entre nosso países abrem novos campos e perspectivas aos jovens brasileiros.”

A intenção de criar uma rede educacional dos Brics para estimular trocas nas áreas de educação e ciência foi também anunciada pelo representante da chancelaria russa Pável Kniazev durante o Fórum de Universidades do Brics, que termina nesta segunda-feira (19) em Pequim, na China.

“O alargamento da cooperação entre os Brics em ciência e educação reflete uma tendência comum que existe no grupo”, disse o diplomata. Energia, tecnologia de informação, ecologia e mudanças climáticas estão entre as áreas prioritárias de cooperação.

Leia a íntegra

Nenhum comentário: