quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Unemat lança 4ª edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade


por Nataniel Zanferrari
O curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Campus Universitário de Alto Araguaia, lançou a quarta edição da revista científica Comunicação, Cultura e Sociedade, intitulada ‘Mídia, movimentos sociais, espaço urbano e cidadania’, organizada pelos professores Lawrenberg Advíncula da Silva e Rafael Rodrigues Lourenço Marques. Ao todo, foram contemplados oito artigos e três resenhas de pesquisadores de instituições de Mato Grosso, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Confira abaixo o texto da abertura desta edição:
Mídia, movimentos sociais, espaço urbano e cidadania
A IV Edição da Revista Comunicação, Cultura e Sociedade teve como dossiê central Mídia, Movimentos Sociais, Espaço Urbano e Cidadania, visando a problematização da informação na sociedade atual.
Considera-se a capacidade de interferência dos processos de comunicação em sua intersecção à noção de cidadania e de participação popular nos mais distintos estratos da população brasileira.
A grande mídia (a televisão, o rádio, a imprensa escrita) e as redes sociais da internet seriam diretamente responsáveis pela construção da identidade do sujeito contemporâneo, bem como, pela legitimação das formas de agir deste último, na medida em que a difusão de conteúdos propicia uma maior interação de ideias, pensamentos e valores.
Por outro lado, o olhar sobre a atuação destas mídias exige-nos uma análise crítica em relação as suas práticas de regulação e intermediação sobre o que é de interesse público. Dos quais, mais consequentemente, tendem a alterar e deturpar as fronteiras ainda existentes entre as benesses da visibilidade em escala planetária e as agruras da vigilância total – e integral. 
Os textos presentesdesta edição, além de refletirem integral ou parcialmente o debate exposto, assinalam também perspectivas distintas no que tange os processos de comunicação enquanto mediadores de identidades culturais e novos ativismos sócio-históricos, considerando a atual crise de proposituras metodológicas e conceituais do campo da Comunicação frente os últimos acontecimentos. 
Editores e organizadores: Lawrenberg Advíncula da Silva e Rafael Rodrigues Lourenço Marques.
Veja o sumário: 

Artigos

Informação sob demanda: novas plataformas para uma comunicação digital personalizadaPDF
Eduardo Fernando Uliana Barboza, Ana Carolina Araújo Silva
O conceito de glocal e as práticas jornalísticas em agências de notícias, correspondentes internacionais e portais regionaisPDF
Filipe Norberto Ribeiro Soares
O PROCESSO LEGISLATIVO BRASILEIRO E A COMUNICAÇÃO: OS REFLEXOS NA SOCIEDADESEM TÍTULO PDF PDF
Vanessa Bolico da Silva
Facebook como espaço de luta por uma nova lei de ComunicaçãoPDF
Antonia Alves Pereira
Maracatu Encanto da Alegria: a economia criativa e o desenvolvimento local da Bomba do Hemetério no Recife-PE.PDF
João Gabriel Silva Brito
O trabalho como dispositivo e o discurso policial sobre os “ilegais”: a representação midiática dos bolivianos em oficinas clandestinas no Brasil.PDF
Bruno Costa Maya
Cavalhada de Poconé-MT: tradição medieval, folkcomunicação e espetáculoPDF
Lawrenberg Advincula da Silva
A Comunicação Radiofônica segundo moradores de uma comunidade rural em Chapada dos Guimarães-MTPDF
Walmir Santana, Rafael Rodrigues Lourenço Marques

Resenha

CHIAVERINI , Tomás. Rave:os bastidores da festa proibida. Ediouro: São Paulo, 2009PDF PDF
Lázaro Gomes de Sousa, Alfredo José Lopes Costa
PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural.PDF
Ulisflávio Evangelista Evangelista
Mangá em Cuiabá: Percurso de Mundialização e ConsumoPDF
Taís Maria Ueta

Nenhum comentário: