segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Aumento no consumo de smartphones provoca mudanças nas redações


Pesquisa revela que quase 70% dos brasileiros utilizam dispositivos móveis para ler notícias e este novo hábito provoca mudanças na forma como os jornais geram e disponibilizam seu conteúdo

 Imagem: reprodução
Já imaginou como seria a vida sem o uso do telefone celular? Já tentou, ainda que por algumas Já imaginou como seria a vida sem o uso do telefone celular? Já tentou, ainda que por algumas horas, deixar de lado o aparelhinho que o conecta ao mundo – a qualquer hora e em qualquer lugar? Não é preciso muita criatividade para se chegar à conclusão de que isso dificultaria muito nosso dia a dia, afinal tarefas simples do cotidiano como pedir comida, chamar um táxi, assistir televisão, ouvir música, falar com amigos, checar e-mails, fazer compras ou ver redes sociais são cada vez mais realizadas através dos telefones móveis.

De acordo com dados divulgados pela 28ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), até o final deste ano o Brasil terá um smartphone em uso por habitante. Em apenas 4 anos o número de usuários deste tipo de aparelho aumentou 3,5 vezes no país, passando de 14% em 2012 para 62% em 2016. A tendência é global, visto que neste mesmo período os números ao redor do mundo subiram de 33,3% para 70%.

Apesar de ainda ser considerada ruim, a qualidade da banda larga nacional tem melhorado para atender a demanda crescente, especialmente no que se refere à banda móvel 4G. Segundo estudos da consultoria Teleco para a 5G Americas, os acessos de banda larga móvel representarão 91% das linhas disponíveis no mercado em 2019 e desde o ano passado o brasileiro passou a usar mais o telefone celular do que o computador para acessar a internet.






Nenhum comentário: