quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Como evitar 'roubadas' nos cursos a distância










(Foto: Divulgação/Unopar)

Dia Nacional da Educação a Distância é lembrado nesta quinta(27). Há uma semana, MEC anunciou desativação de 1.337 pólos.

Fernanda Calgaro

G1 traz recomendações de especialistas para orientar candidatos a vaga em cursos de graduação a distância em 2009:

1) Consulte site do MEC para saber se instituição de ensino é credenciada e se curso e pólo têm reconhecimento. No site do Anuário Brasileiro de Estatística de Educação Aberta e a Distância também há informações sobre cursos.

2) Informe-se sobre programa do curso, disciplinas serão estudadas e duração, além da titulação do corpo docente. Observe se método será de auto-estudo, como num curso on-line, ou se haverá interação com outros alunos e professores.

3) Visite pólo onde aula acontecerão. Verifique se há estrutura mínima, como biblioteca e laboratórios, em caso de curso exigir parte prática. Pólo deve ter "cara de escola", com salas de aula.

4) Converse com colegas que estejam fazendo o curso para saber se há cobrança por parte da instituição em relação a trabalhos e empenho. Desconfie se a pessoa disser que curso é tranqüilo, fácil de levar.

5) Certifique-se de que sempre há professor, chamado de tutor, em sala de aula,para passar atividades e orientações.

6) Veja se há alguma irregularidade, durante curso, como falta de estrutura ou de professores, e denuncie a instituição ao MEC por meio do e-mail supervisaoead@mec.gov.br.

Nenhum comentário: