domingo, 30 de novembro de 2008

Censura chinesa calou álbum dos Guns N'Roses... na China

Isso é que é trabalhar sem stress! Depois dos constantes adiamentos, 'Chinese Democracy' foi finalmente editado. Durante 15 anos, Axl Rose mudou a formação dos Guns N' Roses, enquanto preparava o sexto álbum de originais do grupo. Mas agora que o disco foi lançado, a polémica voltou a acompanhar a banda norte-americana

'Chinese Democracy' foi proibido na China

Havia até quem pensasse que nunca chegaria a ver a luz do dia. Mas esta semana o novo álbum dos Guns N' Roses chegou de fato às lojas. Apresenta-se como Chinese Democracy e já é fonte de polémica.

Título do disco referese a movimento político chinês que, com o mesmo nome, luta desde 1978 contra o sistema de partido único do país. O próprio tema que dá título ao disco foi dedicado aos elementos do grupo espiritual Falun Gong, que foi banido em 1999. Lançamento não foi visto com bons olhos pelas autoridades chinesas. E o jornal do Partido Comunista Chinês definiu mesmo o álbum como um "ataque venenoso" ao seu país. Um artigo publicado pelo jornal citava, inclusivamente, alguns versos do novo álbum dos Guns N' Roses, referindo que o disco se trata de uma tentativa do Ocidente em querer "controlar o mundo utilizando a democracia como joguete", noticiou a BBC.

No andar da carruagem, o sétimo álbum sai lá por volta de 2023, para a alegria dos futuro "velhinhos", fâs do grupo.

Nenhum comentário: