quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estudantes e free-lancers podem optar pelo Plano Simplificado de Previdência Social

por Alfredo Costa

Desde 1º de abril de 2007, Ministério da Previdência Social instituiu Plano Simplificado de Previdência Social, que consiste em nova alíquota que reduz de 20 para 11 a porcentagem de contribuição sobre salário mínimo para se tornar segurado facultativo da Previdência.

Quem optar por esse plano terá como benefícios: aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez (todos limitados a um salário minino). Só não terá direito a computar esse tempo para aposentar-se por tempo de contribuição, mas, caso queira esse beneficio, poderá, a qualquer momento, complementar o recolhimento em 9% a mais, retroativamente.

No início da vida profissional, muitas pessoas não costumam dar atenção a esse assunto. Entretanto, com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, as regras da aposentadoria adiaram o dia de "pendurar as chuteiras". Por isso, é bom começar a planejar o futuro já.

Faça aqui agora sua inscrição na seguradora do trabalhador brasileiro, sem precisar ir a uma agência da Previdência Social.

Nenhum comentário: