sexta-feira, 28 de agosto de 2015

“Assessor de imprensa não faz publicidade”, destaca jornalista

Na manhã de terça-feira, 25,a Faculdade do Povo de São Paulo (Fap-SP) recebeu os jornalistas Fernando Busian e Marina Santa Clara Yakabe, profissionais que atuam na área de assessoria de imprensa, para palestrar aos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano de jornalismo da instituição.
Busian, assessor de imprensa da presidência da Câmara de São Paulo, atua como jornalista há 15 anos. Em sua palestra, que foi a primeira do dia, ele falou dos “desafios da informação pública na metrópole”. Para o comunicador, o maior desafio enfrentado pelos assessores de imprensa institucionais é levar às pessoas o conteúdo que é público, porém pouco visto.
O palestrante destacou que “mesmo trabalhando muitas vezes em campanhas políticas, o assessor de imprensa não faz publicidade”. Busian alertou, ainda, que os textos não podem ser repletos de adjetivos. “É um texto jornalístico, falando do assessorado”, explicou.
O assessor ressaltou para os estudantes a necessidade da adaptação e utilização dos novos mecanismos para uso jornalístico. “O jornalismo está mudando, porque tem muitas coisas públicas disponíveis na internet”, disse, referindo-se à Lei de Acesso à Informação.
fernando-busianFernando Busian conversou com estudantes da Fap-SP (Imagem: Beatriz Sanz**)
Na segunda palestra do dia, Marina Santa Clara Yakabe, jornalista há 12 anos, falou sobre “comunicação e construção de imagem no cenário cultural multimídia”. Desde 2012, a profissional assessora os cantores de rap Rael e Emicida. Antes disso, trabalhou nas redações do jornal Agora S. Paulo e portal R7. Na palestra, a ela avisou aos futuros colegas de profissão que o trabalho de assessoria não é “só divulgar os shows do artista, mas trabalhar para zelar a imagem dele”.
Marina contou alguns momentos importantes, em que a internet contribuiu para o posicionamento do artista. Deu o exemplo de Emicida, que foi preso em maio de 2012, por desacato à autoridade, durante show em Belo Horizonte. Ela falou como foi importante, para não vazar informação incorreta na mídia, usar as redes sociais divulgando vídeos e postando um pronunciamento oficial sobre o caso.
As palestras, organizadas pelo professor da Fap-SP e colunista do Agora S. Paulo, Vitor Guedes, foram parte do conteúdo da disciplina “Jornalismo Institucional e Assessoria de Imprensa”, que é aplicada aos alunos do sexto semestre da instituição de ensino superior. Entretanto, foi aberta para os demais alunos de jornalismo da casa.
marina-santa-claraMarina Santa Clara também conversou com universitários (Imagem: Beatriz Sanz**)
(*) Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ , do Portal Comunique-se. Estudante do 4º semestre de jornalismo na Faculdade do Povo de São Paulo (Fap-SP).
(**) Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ , do Portal Comunique-se. Estudante do 6º semestre de jornalismo na Faculdade do Povo de São Paulo (Fap-SP).
Participou de algum evento relacionado à comunicação social e deseja colaborar com o formato 'Correspondente Universitário'? Produza seu texto e envie o material para jornalismo@comunique-se.com.br - com o título do projeto no assunto e aos cuidados do editor Anderson Scardoelli.
Via C-SE

Nenhum comentário: