por Tácila Rubbo*
Conhecer e entender os mecanismos da mídia em âmbito nacional e internacional é fundamental para a experiência de comunicadores em formação. Observar o trabalho de cobertura desenvolvido por veículos é importante para que universitários percebam as particularidades e entraves de determinada região ou país, comparando com a abordagem desenvolvida pela imprensa de outro lugar.
Pensando nisso, a ONG Opção Brasil promoveu em julho intercâmbio acadêmico, levando 28 graduandos em jornalismo e publicidade de duas instituições de ensino de São Paulo para a capital da Argentina. O objetivo do programa realizado com estudantes da Fiam-Faam e Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Uscs) foi acompanhar in loco o trabalho da imprensa "hermana" durante seis dias.
Para o professor Rodolfo Chagas, um dos responsáveis pela organização de intercâmbios, a experiência no exterior é transformadora, uma vez que o aluno tem contato com matizes culturais diferentes, com rotina distinta, com outro idioma. Desta forma, há influência direta em sua postura, tanto como aluno, quanto como cidadão, acredita o acadêmico.
“Entendo que conhecer os nossos objetos de estudo ao vivo, no campo, é sempre uma excelente oportunidade de aprendizagem. Realizar a atividade com alunos de comunicação há quatro anos tem sido um prazer e o feedback dado pelos intercambistas também tem sido muito positivo”, afirma Chagas, que leciona na Fiam-Faam.
Explorando a mídia exterior
A agenda de viagem preparada pela equipe da Opção Brasil levou os alunos ao Instituto Superior de Enseñanza Radiofónica (Iser), ao escritório da empresa de tecnologia Globant, às instalações corporativas da companhia alimentícia Arcor e a dois importantes veículos de comunicação da Argentina: Grupo Clarín e Editora Perfil.
A agenda de viagem preparada pela equipe da Opção Brasil levou os alunos ao Instituto Superior de Enseñanza Radiofónica (Iser), ao escritório da empresa de tecnologia Globant, às instalações corporativas da companhia alimentícia Arcor e a dois importantes veículos de comunicação da Argentina: Grupo Clarín e Editora Perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário