domingo, 4 de novembro de 2012

Cinco razões para ter infográficos animados nas suas matérias

Por Mariana Santos*
O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas oferecerá um curso online em inglês de quatro semanas de duração sobre “Jornalismo interativo: Animação e visualização de dados” de 12 de novembro a 9 de dezembro de 2012.
Em antecipação ao curso, a instrutora Mariana Santos – designer de movimento e interação do jornal britânico The Guardian – nos deu cinco razões pelas quais jornalistas devem explorar o mmundo dos infográficos animados para aprimorar suas reportagens.
Clique aqui para ver mais informações sobre o curso.
Nos dias acelerados e atribulados que vivemos hoje, temos acesso a notícias por todos os lados. Estamos nos acostumando à sensação constante de não ter tempo para absorver todas elas.
É por isso que os vídeos têm se multiplicado, bem como a necessidade de produzir mais conteúdo em vídeo. Contar uma história de uma forma visual fácil e compreensível – às vezes até com uma narração em off e a utilização de conceitos da narrativa clássica – faz com que o leitor se envolva e torna a experiência muito mais rápida e intuitiva.
As cinco razões para você também aprender como contar uma história usando infográficos animados são:
1. É um modo mais fácil de agregar grandes quantidades de informação. Um bom exemplo é esta animação publicada pelo The Guardian em novembro de 2011, que sintetiza em menos de seis minutos o estado da desigualdade de renda nos Estados Unidos hoje e desvenda o chamado do movimento Occupy "Nós somos os 99%":
2. Vídeos realmente simplificam a comunicação para tornar a história uma experiência relaxante e tranquila para o usuário, que demanda menos energia. A tendência é comunicar matérias complexas de forma mais reflexiva: os leitores não precisam ler ativamente -- eles podem apenas relaxar, assistir ao vídeo e apenas consumi-lo de forma tranquila, geralmente entre suas atividades diárias. Por exemplo, veja minha animação de janeiro de 2012 sobre as Olimpíadas em números:
3. Vídeos podem ser muito divertidos ao desafiar os usuários com metáforas visuais.
4. Permitem que grandes fontes de dados ganhem aspectos mais humanos, tornando os dados mais fáceis de ser entendidos e consumidos. Veja nossa animação explicando como o Facebook tornou-se a maior rede social do mundo para um exemplo de metáforas visuais e criação de contextos de fácil identificação.
5. Vídeos são móveis. Funcionam em todas as plataformas e são fáceis de compartilhar, com o potencial de se tornarem virais!
*Santos é membro da equipe interativa do The Guardian. Tem graduação em design de comunicação da Faculdade de Belas Artes na Universidade de Lisboa. Antes de trabalhar no The Guardian, ela trabalhou com design gráfico e animado em várias outras empresas de mídia na Europa.

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