quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Como construir um bom networking em cinco passos



Poucas expressões são tão populares no mercado de trabalho como o famigerado networking. Traduzido como “rede de trabalho” ou “rede de contatos”, é através deste relacionamento entre profissionais que é possível, muita vezes, expandir a capacidade de negócios da empresa e da carreira. 

A verdade é que atualmente, apesar das necessidades do mercado por profissionais capacitados, não raro costuma sair na frente a candidato ou a empresa que tem um contato a mais. 

Mas atenção, essa habilidade, cada vez mais relevante e recorrente, em vez de atrair boas relações pode não passar de tempo perdido se não administrada com critérios e alguma dedicação. Veja as dicas de como construir uma rede eficiente de relacionamentos, segundo os especialistas em carreira Stephanie Speisman, do Business Know-how, e Miriam Salpeter, do U.S News.

1.    Torne-se um detetive: Ao aceitar participar de um evento, verifique quem são as pessoas que estarão lá. Depois, use a internet a seu favor; procure os perfis dos convidados no LinkedIn e outras redes sociais. Colete informações sobre estas pessoas e suas empresas e encontre aqueles que têm pontos em comum com você. Por fim, trace possíveis assuntos para tratar durante o evento, assim, o encontro irá fluir melhor.

2.    Seja um voluntário na empresa: Participar de eventos dentro e fora da empresa, além de permitir a interação com aqueles que estão fora do seu ciclo social direto, é uma importante ferramenta para ser conhecido como uma pessoa com quem se pode contar.

3.    Pratique! A prática leva à perfeição. Se conversar com ‘estranhos’ é algo desconfortável, gaste algum tempo treinando com amigos, em frente ao espelho ou até com seu pet. De novo, faça uma lista de assuntos interessantes a tratar. Assista a filmes, leia alguns livros sobre liderança e procure se informar sobre temas cotidianos antes do evento. 


Via YahooFinanças

Mais
O que é um networking

Networking: relacionamento social e mercado de trabalho

Nenhum comentário: