domingo, 28 de julho de 2013

Advogado, publicitário, professor... Confira jornalistas que têm outra formação

Jornalista e... É comum profissionais da comunicação atuarem em outras áreas e terem dupla formação. Alguns consideram o curso de jornalismo superficial e optam por se especializar em temas como Direito ou sociais, por exemplo. Outros, querem conciliar duas carreiras, como a redação e a academia. O Comunique-se listou 12 jornalistas, que também atuam ou atuaram como advogado, músico, atriz, modelo...

Confira jornalistas que têm outras formações:



José Carlos Araújo

0-Garotinho 25.07.13Garotinho é apresentador da Band, mas já foi professor de geografia (Imagem: Reprodução)

Conhecido como Garotinho, o locutor da Band e da Bradesco Esportes FM iniciou na reportagem aos 15 anos. Professor de Geografia formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Araújo passou por concurso estadual e deu aulas durante 14 anos em uma escola de Bangu, zona oeste do Rio de Janeiro. No jornalismo, passou por veículos como as rádios Roquette Pinto, Nacional e Globo.



Heraldo Pereira

0-Heraldo PereiraHeraldo Pereira é advogado e mestre em direito (Imagem: Reprodução/Globo)

Primeiro jornalista negro a apresentar o ‘Jornal Nacional’ nos rodízios de folgas dos âncoras principais. Heraldo Pereira é o responsável pela coluna ‘Pinga-Fogo’, gravada no Congresso, em Brasília, e exibida pelo ‘Jornal da Globo’. Além de jornalista, é advogado formado pela Universidade de Brasília e mestre em “Direito Constitucional: Desvios do Constituinte Derivado na Alteração da Norma Constitucional”.



Sandra Annenberg

0-Sandra Annenberg
Sandra já fez propagandas, como a da rede McDonalds (Imagem: Divulgação/Globo)

Apresentadora do ‘Jornal Hoje’, a jornalista Sandra Annenberg cursou a Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, porém não chegou a concluir o curso. Como atriz, fez a propaganda da rede americana de lanches McDonalds, em 1987.



Heródoto Barbeiro

0-Heródoto BarbeiroHeródoto foi, inclusive, professor do governador paulista (Imagem: Divulgação/Record)

Além de jornalista, o apresentador da Record News é advogado e historiador pela USP e trabalhou como professor. Como revelou durante disputa eleitoral de 2010, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), foi aluno de Barbeiro em curso pré-vestibular. Na comunicação, atuou por mais de 20 anos na TV Cultura, foi âncora da CBN e ganhou prêmios, como o Ayrton Senna de Jornalismo e integra a Galeria de Mestres do Jornalismo do Prêmio Comunique-se.



Joseval Peixoto

0-Joseval PeixotoJoseval é sócio-advogado de escritório de Direito (Imagem: Reprodução/SBT)

Importante nome da narração esportiva, Joseval Peixoto comanda o ‘Jornal da Manhã’, pela Jovem Pan, e o ‘Jornal do SBT’, noticiário noturno da emissora de Silvio Santos. Advogado criminal, Joseval é sócio do escritório Joseval Peixoto, Scalon e Guimarães advogado. Atualmente, está afastado das atividades relacionadas ao Direito, passando os trabalhos para seu filho.



Rodrigo Rodrigues

0-Rodrigo Rodrigo é músico e guitarrista da banda The Soudtrackers (Imagem: Divulgação/ESPN)

Apresentador da segunda edição do ‘Bate Bola’, da ESPN Brasil, Rodrigo atua no jornalismo esportivo, porém concilia a atividade com a música. Ele é guitarrista do The Soundtrackers, grupo que se denomina como “os tocadores de trilhas”. Na comunicação, também passou pela TV Cultura, emissora onde comandou o ‘Vitrine’, Rede Vida, SBT e Band.



Cynthia Benini

0-CynthiaJornalista também atua como modelo e atriz (Imagem: Divulgação/SBT)

Jornalista, modelo e atriz, Cynthia atuou, por exemplo, na novela “O Direito de Nascer” (SBT), “Malhação” (Globo) e na série “A Turma do Didi” (Globo). Como modelo foi capa das revistas TPM, Trip e Cláudia e fez campanhas para a empresa de cosméticos Natura. Na comunicação, é contratada do SBT, onde apresenta boletins e o 'SBT Brasil' aos sábados. 



Marília Gabriela

0-Marília Gabriela Marília Gabriela gravou discos, fez novelas e minisséries (Imagem: Divulgação/SBT)

Apresentadora dos programas ‘Gabi Quase Proibida’ e ‘De Frente com Gabi’, a jornalista já fez mais de 3 mil entrevistas na televisão brasileira. Passou por Globo, Bandeirantes e GNT. Gravou discos de música, como “Arranjos 1”, “Arranjos 2” e “Perdida de Amor”. Na carreira artística, fez minisséries, novelas e peças de teatro, entre elas, “Senhora do Destino”, “JK” e “Duas Caras”, trio de produções globais.


Boris Feldman 

0-BorisEspecializado em engenharia, jornalista fala sobre veículos e automobilismo (Imagem: Divulgação/Vrum)

Editor do caderno 'Vrum' do jornal Estado de Minas, Boris Feldman é produtor e apresentador do programa ‘Auto Papo’, transmitido pela rádio Guarani, e do 'Vrum', exibido pela TV Alterosa (afiliada do SBT em Belo Horizonte). Jornalista especializado em veículos e automobilismo, é formado em jornalismo pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte. Também é graduado em engenharia elétrica e mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado em engenharia econômica.



Reinaldo Azevedo

0-Reinaldo AzevedoColunista da Veja estudou letras na USP (Imagem: Reprodução/Veja)

Formado em jornalismo pela Metodista, Reinaldo Azevedo também cursou letras na Universidade de São Paulo. No jornalismo, passou pelas redações de Bravo, Folha de S. Paulo, Diário do Grande ABC e dirigiu a revista Primeira Leitura. Atualmente, é articulista da Veja. Na Veja.com, Azevedo mantém um blog. Na área de letras, atuou como professor de cursinho e escolas particulares.



Fausto César

fausto-cesar-mktDesigner gráfico, Fausto passou por 105 FM e Capital (Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Filho do narrador Nilson César, da Jovem Pan, Fausto segue os passos do pai. Irradiador esportivo, que passou pelas rádios 105 FM e Capital. Concilia o jornalismo com a atuação na agência de publicidade Mmart, de Sorocaba. Fausto é formado em design gráfico e especializado em mercado digital. Atualmente, é diretor de criação da empresa.


Felipe Rolim

0-RolimComentarista do Esporte Interativo também é advogado (Imagem: Reprodução/EI)

Comentarista do Esporte Interativo, Felipe Rolim atua no canal desde 2007. A contratação dele foi bastante curiosa, já que a vaga aberta era para o cargo de locutor e ele não se candidatou à vaga. O jornalista ajudou um amigo na gravação do teste que deveria ser enviado para avaliação dos dirigentes do veículo de comunicação. “Quando vi o vídeo falei: o narrador é meio louco, mas o comentarista pode dar certo”, disse o coordenador da emissora, André Henning, no começo de 2012. Rolim também é advogado.

Nenhum comentário: