sábado, 22 de agosto de 2009

Programa Erasmus Mundus oferece bolsas para graduação



Professor e assessor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Teixeira, proferiu palestra nesta segunda (17), no Campus Universitário do Araguaia, para 40 alunos de cursos de graduação interessados em fazer mobilidade acadêmica em outros países, por meio das bolsas fornecidas pelo programa Euro Brazilian Windows II (EBW II), do Erasmus Mundus.

Teixeira falou da importância do programa na formação dos estudantes e da necessidade de ter conhecimento da língua inglesa. Inscrições estão abertas desde 3 de agosto e terminam 18 de setembro. Programa, além de oferecer 72 vagas para alguns cursos de graduação, também possui 69 vagas para doutorado, três para pós-doutorado e 16 vagas para docentes. Bolsas fornecidas mensalmente, em Euros, vão de mil a dois mil e quinhentos, dependendo o tipo de mobilidade.

No Brasil, dez universidades fazem parte desse projeto e no exterior são mais dez, em diferentes países, como França, Alemanha, Espanha, Portugal. Áreas de conhecimento disponíveis nesse processo seletivo são de “Educação, Formação de Professores”, “Ciências Sociais” e “Engenharia, tecnologia”.

Somente alunos dos cursos com grade curricular semestral podem participar. Outro critério é não possuir mais de duas reprovações, ter conhecimento suficiente da língua de ensino das Instituições Européias a que se candidata e ter concluído pelo menos um ano de estudo na instituição de origem. Resultado do processo sai em novembro e viagem, com todas as despesas de responsabilidade do programa, está prevista para fevereiro de 2010.

Mais informações:(65) 3615 8304 ou pelo e-mail ari2009@ufmt.br.

Nenhum comentário: