- por Anderson Scardoelli
- Há 14 anos, o jornalista Ricardo Rabelo deu vida a seu próprio negócio do meio da comunicação. Interessado em manter uma publicação que desse voz a esquerda carioca e aos pensamentos progressistas presentes no Brasil, ele empreendeu e lançou o Bafafá 100% Opinião, impresso produzido mensalmente e distribuído de forma em diversos pontos do Rio de Janeiro, principalmente na Zona Sul da capital fluminense, e, mais recentemente, em algumas livrarias presentes em Belo Horizonte.
No mês em que o jornal comemora mais um ano de circulação, com direito a festa realizada no início de outubro, o comunicador-empreendedor que está à frente do projeto desde o início conversa com a reportagem do Portal Comunique-se. Ele faz questão de ressaltar a sua crença na permanência por muito tempo da marca Bafafá no impresso e detalha que o produto vai além de conteúdo jornalístico, sendo responsável por um bloco de Carnaval e um aplicativo também relacionado ao universo carnavalesco do Rio de Janeiro.
O jornalista conta, ainda, como faz para manter por quase uma década e meia um jornal mensal gratuito, apesar de ter em mente de que “os custos são cada vez mais altos” e saber que “a maioria dos jornais opinativos desapareceu” do mercado. Em relação específica ao Bafafá, o profissional destaca como importante levantar a bandeira de ser um veículo de comunicação que seja “algumas vezes polêmico”. “É melhor condenar as mazelas do que omiti-las”, reforça. Ele ressalta que para um negócio independente de comunicação dar certo é necessário levar dois pontos em consideração: evitar gastos como folha salarial e ter foco.
Confira a íntegra da entrevista de Ricardo Rabelo à reportagem do Portal Comunique-se:
Jornal mensal comemora 14 anos em circulação (Imagem: Divulgação)
Nenhum comentário:
Postar um comentário