segunda-feira, 16 de novembro de 2015

No Brasil, diretor de jornal colombiano cita desafios da migração para o online

 S3X8761Santiago Alvarez falou sobre os desafios do impresso
na era digital (Imagem: Divulgação/INMA)
Segundo Alvarez, os principais desafios da movimentação do impresso para o digital começam com a mudança de cultura dentro das redações, aceitando que a inovação é necessária e que, para isso, é preciso trabalhar junto ao departamento de tecnologia. Em seguida, de acordo com ele, é preciso mudar o modelo de negócios, principalmente quando trata-se de publicidade nativa e branded content.
O executivo falou, ainda, sobre o tamanho das empresas, que é preciso enxergar a situação de forma diferenciada. Para ele, a tendência é que as redações tenham estrutura simples, com menos pessoas, o que não é novidade quando o assunto é migração para o digital. Assim, chegamos ao conteúdo que, segundo Alvarez, precisa ser visual e de qualidade, distribuído de forma que faça o público interagir com a marca.
Para confirmar os desafios, o profissional falou sobre as estratégias de diversificação adotadas pelo El Tiempo. A primeira foi expandir a mídia impressa, criando novos cadernos e separando em edições próprias os conteúdos de maior sucesso. O segundo passo foi revitalizar o site do veículo, criando hotsite para classificados online. A terceira foi investir no audiovisual, com foco em produções locais.
*Com edição e supervisão de Anderson Scardoelli.
Fonte: C-SE

Nenhum comentário: