- por Tácila Rubbo*
- Diretor do jornal colombiano El Tiempo, Santiago Alvarez falou sobre os quatro desafios da migração do impresso para o online ao participar do congresso da Internet News Media Association, realizado na sede do Google Brasil em São Paulo, na segunda-feira, 9. O executivo mostrou como o veículo andino enfrentou a revolução digital nos últimos anos e quais as apostas para o futuro.
Segundo Alvarez, os principais desafios da movimentação do impresso para o digital começam com a mudança de cultura dentro das redações, aceitando que a inovação é necessária e que, para isso, é preciso trabalhar junto ao departamento de tecnologia. Em seguida, de acordo com ele, é preciso mudar o modelo de negócios, principalmente quando trata-se de publicidade nativa e branded content.
O executivo falou, ainda, sobre o tamanho das empresas, que é preciso enxergar a situação de forma diferenciada. Para ele, a tendência é que as redações tenham estrutura simples, com menos pessoas, o que não é novidade quando o assunto é migração para o digital. Assim, chegamos ao conteúdo que, segundo Alvarez, precisa ser visual e de qualidade, distribuído de forma que faça o público interagir com a marca.
Para confirmar os desafios, o profissional falou sobre as estratégias de diversificação adotadas pelo El Tiempo. A primeira foi expandir a mídia impressa, criando novos cadernos e separando em edições próprias os conteúdos de maior sucesso. O segundo passo foi revitalizar o site do veículo, criando hotsite para classificados online. A terceira foi investir no audiovisual, com foco em produções locais.
*Com edição e supervisão de Anderson Scardoelli.
Fonte: C-SE
Nenhum comentário:
Postar um comentário