Suponha a seguinte situação: quais o desafios para construir diariamente um vídeo jornal propagado simultaneamente na tevê e na internet? Este é um trabalho diário para um grupo de jornalistas e técnicos. O noticiário vai ao ar às 21h, o que quer dizer que, provavelmente, muito pouca coisa é inédita diante da profusão de mídias sociais, rádios, tevês all news e os vídeos jornais concorrentes. Não é possível repetir à noite uma previsão do crescimento da inflação que apareceu nos sites às 8h. Todo mundo já sabe. Muitos comentaristas foram ouvidos durante o dia e até mesmo o governo se pronunciou sobre essa previsão. Portanto, ou se identifica uma ângulo não explorado da notícia, ou ela não vai mais para o ar. Está superada e o público saturado. Esse embate estimula os envolvidos em procurar novidades que não foram exploradas e divulgadas e a desenvolver melhores e mais inteligentes reportagens e comentários. O homem que não é posto à prova não evolui, disse Goethe. Consruir o vídeo jornal é uma oportunidade rara para evoluir.
(*) Apresentador e editor-chefe do 'Jornal da Record News'. Já foi professor de história, carreira que seguiu por quase 20 anos. Na imprensa, passou por CBN, Rádio Globo, Jovem Pan, TV Cultura, TV Gazeta e Diário de S. Paulo. Edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, hospedado pelo R7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário