quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Produtividade: Fuja do seu e-mail e aumente sua eficiência pela manhã

Pode parecer uma ideia estranha, mas fazer atividades importantes antes de checar a sua caixa de entrada pode ajudar você a produzir mais pela manhã


Pela manhã, sou uma pessoa que diz “bom dia” com o mesmo entusiasmo que diria ao meu dentista, mas com certeza esse é o período mais produtivo do meu dia, e não é o efeito do café.
Sabe por quê? Recentemente fiz uma mudança na minha rotina matinal: eu não vejo meu e-mail corporativo. Estranho, não é? Normalmente as mensagens se acumulam durante a noite, e sem dúvida há muitas crises que você precisa resolver logo que chegar ao trabalho. Fugir do seu e-mail não pode ser uma boa ideia.
Na verdade, pode sim. No livro "7 Reasons You Should Never Check Email First Thing in the Morning",  o técnico de desenvolvimento pessoal Sid Savara diz que entrar direto no seu e-mail pode te distrair de atividades mais importantes na sua lista de tarefas. Em outras palavras, pode acabar com a sua produtividade. 
Para evitar esse problema, Savara recomenda que assim que você começar a trabalhar, faça algo importante por 30 ou 40 minutos e só então acesse a sua caixa de entrada. Se puder, espere ainda mais, talvez até depois do almoço.
Enquanto você não está ciente de tudo o que está acontecendo, você pode se concentrar naquilo que você quer fazer. 
Não estou dizendo que essa técnica pode ser aplicada para todos, mas ao menos para mim ela foi muito valiosa. Eu sempre começava o dia checando os e-mails e isso tomava muito tempo: uma hora lendo, me reportando ou respondendo mensagens, antes que eu finalmente começasse a escrever; nesse ponto metade da minha já havia se passado e eu começava a me estressar por estar atrasado.
Agora só abro meu e-mail depois de ter escri to uma matéria - às vezes até duas ou três. Dessa forma eu tenho um sentimento de missão cumprida antes de começar a lidar com a minha caixa de entrada.Íntegra.

Nenhum comentário: