segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Referências bibliográficas para jornalistas concurseiros


Mariana Mazza, do blog Jornalistas Concurseiros, divulga sugestões de livros úteis para quem está se preparando para os concursos da área:

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
* BARROS FILHO, Clóvis. Ética na Comunicação da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995.
OPINIÃO DO LEITOR: “Eu gosto muito desse livro, explica muito sobre teorias de comunicação e jornalismo. Parece que é sobre ética, mas tem muuuuuuuito de teoria”. Natália
* ARAÚJO, Ellis Regina e SOUZA, Elizete Cristina de. Obras jornalísticas: uma síntese. Brasília: Vestcon, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR: “Faz um resumo de muitas teorias que eu pessoalmente não tinha ouvido falar na faculdade, acho legal para concurso”. Natália
* FRANÇA, Vera Veiga. pp 151-170. Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e paradigmas. 8 ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
* WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1999
OPINIÃO DO LEITOR: “Um clássico, vai mais fundo nas principais teorias”. Natália
* MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São
Paulo: Cultrix, 2005.
* PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.
OPINIÃO DO LEITOR: “É bem focado no jornalismo e não em comunicação, como os outros”. Natália
HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
* ARAÚJO, Ellis Regina e SOUZA, Elizete Cristina de. Obras jornalísticas: uma síntese. Brasília: Vestcon, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR: “Eu uso principalmente a parte de histórias dos MCM”.  Monise
REDAÇÃO JORNALÍSTICA
* MUNIZ, Sodré. Técnicas de Reportagem. São Paulo: Summus, 1987.
OPINIÃO DO LEITOR: “Acho importantíssimo. Tem muitas classificações para textos e reportagens”.  Natália
* LAGE, Nilson. A Reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.
OPINIÃO DO LEITOR: “Leitura obrigatória na faculdade, porque o homem é considerado o papa (e um dos únicos) a estudar os aspectos da reportagem”. Mariana Mazza
* ERBOLATO, Mario L. Técnicas de Codificação em Jornalismo. 5ª edição. São Paulo: Ática, 2001.
OPINIÃO DO LEITOR: “Apresenta tipos de entrevista, critérios de importância da notícia, sistemas de fechamento de edição”. Anderson Lima
TELEJORNALISMO
* BARBEIRO, Heródoto. Manual de telejornalismo. R.J. Campus. 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “Está sempre nas referências dos concursos e seu sistema de tópico faz com que ele seja utilizado com frequência pelos examinadores”. Fernando
* BISTANE, Luciana; BACELLAR, Luciane. Jornalismo de TV. São Paulo: Contexto, 2006.
* BUCCI, Eugênio; KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
RADIOJORNALISMO
* BARBEIRO, Heródoto e LIMA, Paulo Rodolfo de “Manual de Radiojornalismo, produção, ética e internet”. Rio de janeiro. Campus, 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “É mais focado na prática, como deve ser o textos, os papeis do repórter, do editor-chefe, e por ai vai.” Natália
* FERRATO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a  técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem mais a ver com a história do rádio”. Natália
WEBJORNALISMO E MÍDIAS DIGITAIS
* FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2008.
OPINIÃO DO LEITOR: “Excelente para entender o início da webjornalismo no Brasil e modelos de webjornalismo”. Natália
* RAMALHO, José Antonio. Mídias sociais na prática. Elsevier, 2010.
OPINIÃO DO LEITOR: “O livro é como um guia e bem fácil de ler e entender”. Jéssica Martins
* SANTAELLA, Lucia; LEMOS, Renata. Redes sociais digitais: a cognição conecti¬va do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010.
OPINIÃO DO LEITOR: “Bom para entender do Twitter”. Natália
ASSESSORIA DE IMPRENSA
* DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e técnica. Atlas, 2002.
OPINIÃO DO LEITOR: “Esse livro sempre cai em concursos é muito bom para entender ferramentas e conceitos de AI”. Natália
“Vale super a pena”.  Priscilla
* KOPPLIN, Elisa, FERRARETTO, Luiz Artur. Assessoria de imprensa: Teoria e Prática. Porto Alegre: Sagra-DC Luzzatto, 1993.
OPINIÃO DO LEITOR: “Livro compacto, mas que contém bastantes explicações e conceituações. Gostoso de ler e barato”. Jéssica Martins
“Sempre cai nos concursos!”. Mariana Mazza
*MAFEI, Maristela. Assessoria de imprensa – Como se relacionar com a mídia. São Paulo: Contexto, 2007.
OPINIÃO DO LEITOR:  “Bem completo e explicativo, contem histórico e como agir em determinadas situações. É caro mas acho que vale a pena”. Jéssica Martins
* ASSAD, Nancy Alberto & PASSADORI, Reinaldo. Media training: como construir uma comunicação eficaz com a imprensa e a sociedade. São Paulo: Editora Gente, 2009.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem coisas sobre AI, mas é mais focado em entrevistas mesmo”. Natália
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL/ EMPRESARIAL
* PALMA, Jaures. Jornalismo empresarial. Porto Alegre: Sagra, 1994.
* REGO, Francisco Gaudêncio Torquato do. Comunicação empresarial / Comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1987
* KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional – Vol. I – Histórico, fundamentos e processos. São Paulo: Saraiva, 2009.
OPINIÃO DO LEITOR: “A Kunsch me parece a principal autora brasileira sobre o tema, então é muito importante para entender de planejamento estratégico, fluxo de comunicação dentro das empresas, mais ligado a RP”. Natália
* KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 2003.
OPINIÃO DO LEITOR: “Os livros dela são voltados mais pra RP que a nossa área. É interessante conhecer, principalmente quando o concurso pede conhecimento em comunicação integrada ao invés de comunicação empresarial simplesmente”. Lorena
* MATOS, Gustavo Gomes de. Comunicação empresarial sem complicação: como facilitar a comunicação na empresa, pela via da cultura e do diálogo. Barueri, SP: Manole, 2009.
* TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de Comunicação. Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OPINIÃO DO LEITOR: “A linguagem é simples, o livro é bem organizado (fala de assessoria, comunicação organizacional, media training), um pouco de tudo. Ele dá exemplos que trazem a teoria pra prática. É bem interessante pra quem pretende estudar comunicação empresarial (ou organizacional)”. Lorena
“Muito citado em concursos. O livro é bom e de leitura fácil, mas é bom pegar capítulos específicos para estudar para a prova, pois tem muitas outras coisas que ele aborda e que normalmente não caem”. Mariana Mazza
MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICAS
* KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing. Prentice Hall Brasil, 2006, 12a edição. 776p.
OPINIÃO DO LEITOR: “Tem um capítulo muito bom que fala sobre RP e Marketing”. Raquel
PRODUÇÃO GRÁFICA
* SILVA, Rafael Souza. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa
OPINIÃO DO LEITOR: “É difícil achar livros sobre o assunto, esse é bastante completo fala sobre fontes, publicação de livros, jornais, revistas”. Natália
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
* MARTINS, Zeca. Propaganda é isso aí: um guia para novos anunciantes e futuros publicitários. São Paulo: Futura, 1999.
* MARTINS, Jorge Eduardo. Redação publicitária: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

Nenhum comentário: