segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Após polêmica, cão iraquiano adotado por militar americana chega aos EUA

Como cachorreiro que sou, não resisti a publicar a matéria abaixo:

20/10/08 - 20h03 - Atualizado em 20/10/08 - 20h03

Sargento Gwen Beberg não queria abandonar Ratchet no Iraque.
ONG providenciou transporte do animal após recusa do Exército.

Da AP, em Washington

O cãozinho iraquiano Ratchet chegou nesta segunda-feira (20) aos Estados Unidos depois de uma grande polêmica sobre sua viagem até o país. Adotado pela militar Gwen Beberg, que temia que ele fosse morto caso ficasse no Iraque, ele agora vai encontrar um novo lar no estado americano de Minnesota.

O caso de Ratchet provocou polêmica nos EUA.

Beberg e outro soldado resgataram o cão de um monte de lixo em chamas em maio. Eles o adotaram, e Beberg queria trazê-lo de volta com ela para os EUA.

Mas o Departamento de Defesa proíbe soldados de adotar animais de estimação durante missões.

O caso repercutiu, e milhares de pessoas assinaram uma petição online pedindo que o Exército dos EUA permitisse que o cãozinho embarcasse para os EUA com Beberg.

Até a congressista de Beberg, a democrata Keith Ellison, escreveu para o Exército pedindo que o caso fosse revisto.

Mas o caso só foi resolvido quando Terry Crisp, coordenador do programa Operação Filhotes de Bagdá, da Sociedade Internacional de Prevenção à Crueldade contra Animais, partiu para o país e conseguiu, por conta própria, embarcar Ratchet.

Segundo Crisp, os iraquianos encaram cães e gatos como aborrecimentos e portadores de doença, e soldados americanos adotaram animais, impedindo que eles sofressem abusos.

Leia na íntegra: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL806117-5602,00-APOS+POLEMICA+CAO+IRAQUIANO+ADOTADO+POR+MILITAR+AMERICANA+CHEGA+AOS+EUA.html

Nenhum comentário: