sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Alto Araguaia no imaginário Web

Por Alfredo Costa


Na seqüência do III Simpósio de Jornalismo de Alto Araguaia, na Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat, professor doutor Yuji Gushiken (UFMT) proferiu, quarta, 29, palestra "Da comunicação de massa: O local imaginado na globalização à Cibercultura". Relatou que, para mapear cidade Alto Araguaia no imaginário web, acessou YouTube, no dia 25. Veja destaques das 172 entradas “Alto Araguaia”.



Alto Araguaia em dez vídeos:
1) Viagem de trem entre Alto Araguaia e Alto Taquari
2) Prática de rapel na ponte ferroviária
3) Festival Náutico (show de Netinho)
4) Protesto de acadêmicos da Unemat
5) Novo complexo industrial de Alto Araguaia
6) Grupo de amigos em roda de viola em Alto Araguaia
7) Lazer de adolescentes com bicicleta
8) Prática de motocross em Alto Araguaia
9) Espera de ônibus na rodoviária
10) Jovens encenam artes marciais

O tempo em Alto Araguaia, segundo o YouTube:
geológico: natureza
épico: indústria
biográfico: “eu” enunciador
subjetivo: estar junto à toa
dramático: protesto acadêmico

Participei como debatedor da mesa. No evento, além de fazer propaganda do blog, recomendei texto A era da intercomunicação, publicado na edição brasileira do Le Monde Diplomatique, onde o professor de comunicação Manuel Castells desenvolve conceito de Mass Self Communication (a intercomunicação individual) e considera-o «uma nova forma de comunicação em massa - porém produzida, recebida e experienciada individualmente».

"Tecnicamente, essa Mass Self Communication está presente na internet e também no desenvolvimento dos telefones celulares. (...) Em pouco tempo, houve uma explosão de novas formas de comunicação. As pessoas desenvolveram seus próprios sistemas: o SMS, os blogs, o skype... Em maio de 2006, havia 37 milhões de blogs (em janeiro de 2006, havia 26 milhões). Em média, um blog é criado por segundo no mundo, o que significa 30 milhões por ano...55% dos blogueiros continuam a alimentar seus blogs até 3 meses depois deles terem sido abertos. A quantidade de blogueiros é 60 vezes maior do que era há seis anos. E ela dobra de seis em seis meses..."

Um comentário:

Fernando Thiago disse...

Muito interessante esta crescente onda de blogs e demais sistemas de intercomunicação, os números são impressionantes, mas será que estas equações de prospecção se mostram reais em nossa atualidade? Pensando nisso fiz uma pesquisa bem rápida sobre o assunto e encontrei um cara que se interessou por isso também, veja: http://www.interney.net/blog/?p=9741104, é claro que esta metodologia foi aplicada em 2002, resultando em 118.450 blogs brasileiros. Utilizando o mesmo método temos o resultado: 852.203 blogs. Os resultados não são exatos, porque os servidores de blogs do Brasil devem ter aumentaram consideravelmente, e também devem existir outros elementos que não foram considerados na pesquisa.
Bom é isso, valeu.
Fernando.