segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Álcool e drogas: dicas de fontes para matérias jornalísticas

Leia a íntegra do artigo abaixo no site "Álcool e drogas sem distorção" (http://aed.one2one.com.br/alcooledrogas/), que constitui interessante fonte para matérias sobre o assunto.

A propósito de bebidas alcóolicas, também veja o Capítulo sobre Bebidas Alcoólicas do Código de Ética do Conar (http://www.conar.org.br/html/codigos/codigos%20e%20anexos_cap2_anexoA.htm).


Por Meng-Jinn Chen e Joel W. Grube

Estudos sobre propagandas mostraram que, geralmente, as pessoas preferem anúncios que utilizam imagens agradáveis e que valorizam estilos de vida do que anúncios que focalizam o produto (Covell et al., 1994; Kelly e Edwards, 1998). Os estudos também mostram que os anúncios de álcool que incluem animais, personagens animados, personalidades e músicas de bandas conhecidas do público jovem atraem mais os adolescentes. O estudo realizado por Chenn e Grube teve como principal finalidade verificar o que os jovens mais apreciam nas propagandas de álcool além de avaliar a relação entre aquilo que o jovem é capaz de lembrar e apreciar nos anúncios de bebidas alcoólicas e o impacto no consumo de bebidas.Há um modelo conceitual propondo que o impacto dos anúncios de bebidas sobre os jovens se deve a dois processos mentais: resposta afetiva e atenção, ou seja, uma “resposta afetiva” favorável ao anúncio de bebida alcoólica faz com que o indivíduo preste mais atenção e assim, se recorde melhor das mensagens nela contidas.

Acredita-se que uma resposta afetiva positiva em relação à propaganda de bebida alcoólica e uma maior atenção voltada aos anúncios de álcool levaria ao desenvolvimento de algumas convicções e expectativas em relação ao álcool, por exemplo, achar normal o uso de álcool por parte de amigos e pais e acreditar que vai fazer o mesmo no futuro.

Nenhum comentário: