quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Chimpanzé 'paz e amor' ataca e devora macaquinhos, mostra estudo

É a primeira vez que bonobos são vistos caçando e matando em grupo.
Descoberta pode alterar idéias sobre consumo de carne e violência.

Reinaldo José Lopes
Do G1, em São Paulo

Será o fim do mito do bom bonobo? Por décadas, os primatólogos louvaram o amor à paz e a relativa falta de agressividade desse primo do ser humano, também conhecido como chimpanzé-pigmeu, mas cenas de caça presenciadas por pesquisadores da Alemanha colocam a reputação paz-e-amor do bicho em risco. Os bonobos de um parque nacional na República Democrática do Congo foram vistos caçando e devorando macaquinhos (de outras espécies, bem entendido) sem piedade, comportamento que parecia exclusivo dos chimpanzés-comuns, universalmente tidos como sanguinários.

As observações foram feitas por Martin Surbeck e Gottfried Hohmann, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, e foram publicadas na revista científica "Current Biology". Os pesquisadores testemunharam a captura, a morte e o consumo de três filhotes de macaco pelas mãos dos bonobos do grupo de LuiKotale, no Parque Nacional Salonga. Em dois casos, a caçada não foi bem-sucedida.

Clique no título para ler a íntegra da reportagem no G1

Observação do Blog:

A matéria destaca que a observação surpreende porque, além de ser o primeiro caso documentado de bonobos caçando outros primatas, também é um exemplo de caça grupal coordenada, coisa que, imaginavam os primatólogos, não ocorria entre esses chimpanzés "da paz". Alguns estudiosos atribuem esse comportamento pacífico ao ambiente em que vivem, abundante de alimentos. As comunidades Bonobo são vegetarianas, amantes da paz e geralmente igualitárias. Os mais fortes laços sociais ocorrem entre as fêmeas. O status de um macho depende da posição de sua mãe, a quem ele permanece estreitamente ligado por toda a sua vida.

Mas a reportagem também ressalta que a caça coordenada é um comportamento relativamente raro mesmo entre chimpanzés-comuns; dessa forma, a demora para observar o processo entre bonobos seria apenas um subproduto do tempo relativamente curto de observações da espécie em seu ambiente natural.

Mais informações sobre bonobos (em inglês): http://songweaver.com/info/bonobos.html

Nenhum comentário: