sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Em defesa de "Os Corruptos"

por Alfredo Costa

Gosto muito do Rio, minha cidade natal. Mas, por estar há muito tempo "de costas para o litoral", como dizia JK, prefiro cultuar meu bairrismo na intimidade.

Morei 25 anos em Brasília, o que me fez conhecer os usos e costumes nativos de lá.

A placa do meu carro ainda é da Capital Federal. Só a de trás, porque a da frente, roubada, provavelmente agora decora a parede do quarto de algum adolescente, morador de Alto Araguaia (assim espero, porque a outra possibilidade é que esteja sendo usada por clonadores).

De vez em quando alguém nota a origem do meu carro. Ou melhor, o tempo todo: "o professor que veio de Brasília". Tudo bem, acho legal, embora por aqui ninguém me dê desconto nas lojas por isso. Pelo contrário...

Como o carro é grande e branco, já vi alguns meninos apontando para dizer: "olha lá a ambulância do Lula". Achei engraçado.

Mas, vou tentar não ser mal-humorado, por causa de um comentário que escutei hoje, em frente à placa do quilômetro zero, ao atravessar a ponte sobre o Rio Araguaia: "Caraca! Esse povo de Brasília é FDP e assume mesmo!"

Pôxa, o cara pegou pesado! Ele se referia a um adesivo no vidro traseiro do meu carro, que estampa: "Os Corruptos".

Explico. É o nome da banda do meu genro. "Os Corruptos" é uma banda que nasceu no 2º semestre de 2007, em Brasília, com a intenção de tocar rock and roll , punk rock. Inspirados em Motorhead, AC/DC, The Hellacopters, entre outras bandas, além de tocar músicas próprias. O nome é uma irônica crítica à banda podre dos políticos que são eleitos pela população dos Estados e, a partir daí, fazem todo o tipo de falcatrua na terra vermelha do Planalto Central.

Coitadinhos dos brasilienses nativos que levam tinta por causa dessa má-fama!

Porque penso nos brasilienses que ralam para ganhar o hambúrguer de cada dia. Penso na minha filha que lá nasceu e está sendo criada, e nos filhos dos meus amigos e dos trabalhadores que labutam no Plano Piloto e dormem nas cidades-satélites e no entorno.

"Neste país lugar melhor não há", cantava o "Legião". "Mesmo sem praia", acrescentam "Os Corruptos". A cidade acolhe muita gente, que fica por lá também nos fins de semana, passeando nas largas avenidas, fazendo churrasco nos clubes e tocando rock nos palcos ou nas garagens, enquanto os políticos voam para seus estados. É uma cidade maior do que eles. Por isso mesmo, cheia de virtudes e defeitos também. Como outra qualquer do Centro-Oeste.

Então e ponto final(como dizem meus alunos). Aquele abraço e não deixe de curtir "Os Corruptos". Quem sabe eles não vêm para o próximo Festival Náutíco de Alto Araguaia?

Veja e ouça "Os Corruptos": http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/oscorruptos/
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39550409

2 comentários:

hamorimbr disse...

Coitado deste povo metonimico onde o todo é representado por uma parte a qual representa toda uma naçao!
Seu adesivo não colabora para que se desatem os nós destas associaçoes, vai, convenhamos!:) Mas escreva mais, cronicalize (ai!) este seu atual rincao, que para mim é meio pantanal quase floresta!:)(e AP, link usando o goolge maps). []s

AMI disse...

É isso ae, Alfredo!
Acredito na revolução de idéias.
Acho muito bacana seus exemplos reais,
Os alunos precisam não somente de teóricos, mas, de pessoas que fazem, que trilham, que mostram como fazer: pessoas como você, que fazem a diferença.

João Santana (www.institutomaodupla.com.br)